Techie

Renomear vários arquivos no Windows ao mesmo tempo

Já aconteceu com você de ter que renomear milhares de fotos no Windows e ficou nomeando uma por uma ou acabou procurando um programa de terceiro para isso? Pois saiba que você pode renomear vários arquivos no Windows ao mesmo tempo. Não importa a quantidade de arquivos que tenha nem o tipo de arquivo, é uma maneira rápida e prática de renomear arquivos em lote no Windows.


Renomear vários arquivos no Windows ao mesmo tempo

Selecionando os arquivos na pasta

A maneira mais rápida para renomear é selecionando todos os arquivos no Windows Explorer, para isso coloque todos os arquivos juntos em uma pasta, assim você poderá ordenar os arquivos mais facilmente por nome, data, tipo, tamanho ou o que preferir.

Se for para renomear todos os arquivos da pasta de uma vez só basta apertar as teclas Ctrl + A no teclado para selecionar tudo. Caso queira renomear alguns arquivos específicos use o mouse para selecionar os arquivos que quer renomear, basta apertar o botão esquerdo do mouse no cantinho esquerdo do arquivo e, sem soltar o botão do mouse, descer até o arquivo que quer renomear.

selecionar arquivos com mouse

Outra maneira parecida com a mostrada acima é selecionar o primeiro arquivo clicando com o botão esquerdo do mouse (1) nele, em seguida segure Shift no teclado e, sem soltá-lo, clique com o botão esquerdo do mouse no último arquivo da lista que será renomeado (2).

Abrir Link em Nova Janela ou Nova Aba

selecionar arquivos com shift e mouse

Caso queira selecionar arquivo alternados para serem renomeados é só clicar com o botão esquerdo no primeiro para selecioná-lo, depois aperte Ctrl (1) no teclado e, sem soltar o Ctrl, vá clicando com botão esquerdo do mouse (2) nos arquivos que serão renomeados.

selecionar-arquivos-ctrl-mouse

Renomeando os arquivos

Depois que selecionar os arquivos que quer renomear, aperte F2 no teclado ou clique com o botão direito do mouse no primeiro arquivo da lista e escolha “Renomear” no menu de contexto.

renomear vários arquivos no Windows ao mesmo tempo

Em seguida digite o nome do arquivo, este nome será compartilhado por todos os arquivos, por exemplo, digitei “Nome do Arquivo”, o primeiro será “Nome do Arquivo (1)”, o segundo será “Nome do Arquivo (2)” e assim por diante. Depois que der o nome aperte Enter no teclado.

renomear-varios-arquivos-no-windows (1)

O nome de todos os arquivos serão modificados rapidamente para o que você escolheu, ficando separados pelo número entre parênteses.

renomear-varios-arquivos-no-windows (2)

É uma boa maneira de renomear arquivos rapidamente e organizar melhor seu computador.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!