Como salvar e restaurar sessões no Firefox

Como salvar e restaurar sessões no Firefox? Se você costuma trabalhar com muitas abas abertas não pode correr o risco de perder tudo ao fechar o navegador, principalmente se estiver fazendo alguma pesquisa importante. O Firefox sincroniza as abas na nuvem quando está logado na conta Firefox, mas mesmo assim, sempre pode ocorrer problemas na restauração do conteúdo. Já explicamos aqui no site como salvar e restaurar sessões no Chrome, no Firefox o processo é bem parecido. Neste post explicamos como salvar a sessão sem usar extensão e depois usando a extensão Tab Session Manager.


Como salvar e restaurar sessões no Firefox sem extensão

A maneira mais simples de salvar a sessão do navegador é colocando todas as abas abertas em uma pasta específica nos Favoritos.

1. Comece selecionando todas as abas da janela aberto. Clique com botão direito do mouse em cima de uma das abas do navegador e clique em Selecionar todas as abas.

Selecionar todas abas do Firefox
Adicionar todas as abas Firefox

2. Em seguida clique novamente com botão direito do mouse em uma das abas e selecione Adicionar abas aos favoritos.

Como salvar e restaurar sessões no Firefox, guias abertas
Como salvar e restaurar sessões no Firefox

3. Vai abrir uma janelinha para dar o nome para a pasta que será criada com todas as abas abertas. Dê o nome que quiser, depois selecione Barra de Favoritos para a pasta ser criada na barra de favoritos do Firefox. Clique em Adicionar favoritos para finalizar.

Criar favoritos com todas abas abertas do Firefox para salvar sessão
Salvar e restaurar sessões no Firefox

4. A sessão salva aparecerá na sua barra de favoritos. Caso queira restaurar tudo de uma vez, clique com botão direito do mouse em cima do favorito e selecion Abrir todos os favoritos.

Abrir todos os favoritos para abrir todas abas salvas Firefox

É uma maneira prática de salvar todas as abas rapidamente sem necessidade de utilizar extensões de terceiros.

Salvando a sessão usando extensão Tab Session Manager

Quem preferir extensão, uma boa opção é a Tab Session Manager, que pode ser instalada nesta página dos Add-ons. Clique em “Adicionar ao Firefox” e depois confirme em “Adicionar”.

O ícone da extensão aparecerá na barra de ferramentas do Firefox em formato de disquete. A extensão por padrão salva 10 abas abertas automaticamente a cada 15 minutos. Mas você pode salvar imediatamente clicando no ícone da extensão e selecionando “Salvar”.

Como salvar e restaurar sessões do Firefox com Tab Session Manager

A sessão com todas as abas será imediatamente salva, com a data e horário do salvamento.

Caso queira alterar a quantidade de abas salvas automaticamente, clique no ícone da extensão e depois no ícone da engrenagem. Desça nas opções até a seção “Auto save”. Neste local você pode alterar o tempo para o salvamento automático e o número máximo de abas salvas. Também pode aumentar a quantidade de abas salvas quanto fecha uma janela e quando fecha várias janelas ao mesmo tempo.

Alterar quantidade de abas salvas automaticamente com Tab Session Manager Firefox

É uma extensão bem útil pois simplifica o processo de ter que salvar na barra de favoritos. Mas lembre-se que as extensões podem causar lentidão no navegador e outros problemas como o aumento do consumo de RAM, pois são recursos de terceiros.



1 Comentário


  1. Meu ,parabens. Finalmente consegui salvar todas as minhas abas antes de formatar o hd.