Techie

Como salvar e restaurar sessões no Firefox


Se você costuma trabalhar com muitas abas abertas não pode correr o risco de perder tudo ao fechar o navegador, principalmente se estiver fazendo alguma pesquisa importante. Já explicamos aqui no site como salvar e restaurar sessões no Chrome, no Firefox o processo é bem parecido. Você pode salvar e restaurar sessões no Firefox sem usar extensão ou usando a extensão Session Manager. Assim se precisar fechar o navegador rapidamente não perderá tudo que estava fazendo.

Quem não quiser o navegador consumindo mais memória RAM, o aconselhável é não utilizar extensões.

Como salvar e restaurar sessões no Firefox

Salvando sessão do Firefox sem usar extensão

A maneira mais simples de salvar a sessão do navegador é colocando todas as abas abertas em uma pasta específica nos Favoritos. Para isso basta clicar com o botão direito do mouse em cima de uma das abas do navegador e selecione “Adicionar todas as abas…”.

adicionar todas as abas Firefox

Adicionar todas as abas Firefox

Vai abrir uma janelinha para dar o nome para a pasta que será criada com todas as abas abertas. Dê o nome que quiser (1), depois selecione “Barra de Favoritos” (2) para a pasta aparecer na barra, conforme for colocando nome ela já estará aparecendo na barra (3). Quando terminar clique em “Adicionar favoritos” (4).

salvar e restaurar sessões no Firefox

Salvar e restaurar sessões no Firefox

Pronto, caso queira restaurar toda a sessão de uma vez só, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da pasta que criou e selecionar “Abrir tudo em abas”.

Como salvar e restaurar sessões no Firefox

É uma maneira prática de salvar todas as abas rapidamente sem necessidade de utilizar extensões de terceiros.

Salvando sessão do Firefox com Session Manager

Normalmente as extensões são criadas para deixar o processo mais simples, mas neste caso a diferença é que com a extensão não serão criadas pastas nos seus favoritos, pois o processo é muito parecido. Comece instalando direto no site da Mozilal https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/session-manager/, é só clicar em “Adicionar ao Firefox” e depois em “Instalar”.

Após instalação aparecerão dois ícones na barra de ferramentas do navegador. Um em formato de disquete, para salvar e restaurar sessões do navegador, e o outro um sinal de somar (+) vermelho, para abrir abas e janelas fechadas recentemente.

salvar sessão do Firefox com Session Manager (1)

Session Manager na barra do Firefox

Clique no ícone do disquete para abrir uma nova janela mostrando todas abas abertas. Dê um nome para a sessão atual (1) e clique em “Salvar sessão” (2).

salvar sessão do Firefox com Session Manager (2)

Depois para abrir a sessão de uma vez só basta clicar na setinha para baixo do lado direito do ícone do disquete e clicar em cima da sessão que quer restaurar. Todas as abas serão carregadas na mesma janela.

salvar sessão do Firefox com Session Manager (3)

Salvar e restaurar sessão do Firefox com Session Manager

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!