Tratamento caseiro para anemia
Será que é possível fazer tratamento caseiro para anemia? Neste post tentamos esclarecer esta dúvida e lhe passar mais instruções sobre esta doença que muitas vezes é silenciosa.
Quem sofre de anemia sabe como esta condição pode ser desgastante. A anemia ocorre quando o sangue tem uma quantidade baixa de glóbulos vermelhos ou quando os glóbulos vermelhos não têm hemoglobina suficiente, ocorrendo baixa circulação de oxigênio no sangue.
A pessoa sente fraqueza muscular, fadiga contínua, alterações de humor e brain fog (confusão mental, esquecimento, pouca clareza mental). Em alguns casos pode ocorrer complicações graves no coração, cérebro e outros órgãos.
Felizmente existe sim tratamento caseiro para anemia, são sucos, chás e outros cuidados que você deve ter para tratar naturalmente esta condição.
Tratamento caseiro para anemia
Cuide muito bem do seu baço
É isso mesmo, se você achava que o baço era um órgão que não servia para nada está muito enganado. O baço faz parte do sistema linfático e é responsável pela produção de glóbulos vermelhos. Além disso combate infecções e filtra o sangue removendo materiais indesejados, destruindo os glóbulos vermelhos velhos ou danificados.
Se seu baço estiver com problemas, uma das primeiras coisas que isto causará é a anemia.
Por isso é importante comer alimentos que irão fazer bem ao baço ajudando a superar os sintomas da anemia. Estes alimentos são:
- Abóbora – principalmente a abóbora bolota, a abóbora manteiga e abóbora espaguete (coma duas porções por dia)
- Vegetais de folhas verdes – principalmente espinafre, couve e acelga (coma uma porção por dia)
- Vegetais amargos – principalmente rúcula, alface, chicória e hortelã-pimenta
Coma alimentos ricos em ferro
Outra dica para combater e superar os sintomas da anemia é consumir alimentos ricos em ferro. Os alimentos ricos em ferro heme, a forma do ferro que é mais absorvida pelo nosso organismo são:
- carne vermelha
- fígado bovino
- fígado de frango
- coração de frango
- rins bovino
- carne de polvo
- anchovas
- gema de ovo cozido
- sardinha
Os alimentos ricos em ferro não heme, menos absorvidos pelo organismo, precisam ser consumidos com alimentos fontes de vitamina C (laranja, caju, goiaba, manga, morango, pimentão, tomate e outros), são:
- Leguminosas – grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão
- Vegetais verde-escuros – agrião, brócolis, espinafre e couve
- Cereais integrais – aveia e quinoa
- Castanha de caju
- Sementes de gergelim e abóbora
- Uva passa e damasco secos
Deixar o intestino mais saudável tomando probióticos
É importante que o intestino esteja saudável para absorção correta dos nutrientes. Se o intestino não estiver digerindo e absorvendo os nutrientes, o ferro não estará sendo absorvido. Não adianta nem tomar suplemento de ferro pois o mesmo não será absorvido.
O ideal é adicionar alimentos ricos em probióticos como:
- Iogurte (Activia e outros)
- Kefir de cabra
- Chucrute
- Kombuchá
Tente reduzir o estresse
O estresse é terrível para o baço e o fígado, são os órgãos mais prejudicados quando você está com raiva, preocupação e ansiedade. Tente modificar sua rotina e separar hora de trabalho e hora de descanso na semana. Além disso é muito importante dormir à noite e dormir bem.
Quem quiser tomar alguma coisa natural para reduzir estresse e cansaço, uma ótima opção é o Ginseng. É possível tomá-lo como pó, chá ou tintura. Para quem não sabe, ginseng é uma raiz medicinal recomendada para diminuir estresse, fadiga, falta de concentração, cansaço físico e mental, depressão e outras.
Estas são as principais dicas de tratamento caseiro para anemia. Em casos mais graves você pode pensar em tomar suplementos, mas várias pessoas conseguiram superar a anemia modificando apenas a alimentação. No caso de necessidade de suplemento, o recomendado é tomar suplemento vitamínico do complexo B com folato natural (não tome com ácido fólico sintético!).