Tratamento Caseiro para Dengue
A dengue é uma doença que atinge pessoas em todas as idades. Ela costuma estar mais presente durante as estações quentes, como o verão. O mosquito se prolifera mais por conta do aumento dos criadouros de água parada, que se formam por conta do aumento das chuvas. Causada por um vírus transmitido por um mosquito, todo cuidado é pouco. É possível fazer um tratamento caseiro para dengue com o intuito de aliviar os sintomas.
É importante também que todos não deixem de tomar os cuidados dentro de casa para eliminar os focos. O ideal é separar um tempo toda a semana para fazer uma espécie de “varredura” procurando por possíveis criadouros de mosquitos. Basta um descuido e o mosquito pode atingir a todos em sua casa.
Quais são os principais sintomas da dengue?
A dengue pode ser classificada como dengue clássica ou dengue hemorrágica. Veja abaixo os principais sintomas de cada uma:
Dengue clássica
- Febre muito alta que aparece de repente
- Dores fortes de cabeça
- Tonturas
- Náuseas e vômitos
- Dor atrás dos olhos, principalmente ao movimentá-los
- Cansaço extremo
- Manchas vermelhas na pele
- Moleza e muitas dores no corpo e nas articulações
Dengue hemorrágica
- Dores abdominais contínuas
- Vômitos intensos
- Sangramentos pelo nariz, gengivas e boca
- Confusão mental
- Sonolência e/ou agitação
- Sede excessiva e boca seca
- Pulso rápido e fraco
- Dificuldade respiratória
- Perda de consciência
Ao notar estes sintomas, o paciente deve procurar rapidamente uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico da doença. No caso da dengue hemorrágica, há a necessidade de uma atenção redobrada. A pessoa portadora de dengue apresenta uma súbita melhora e logo em seguida começa a apresentar os sintomas da dengue hemorrágica. É necessário um rápido atendimento médico, pois pode ocorrer óbito em poucas horas.
É sempre bom lembrar que o tratamento caseiro para dengue deve ser utilizado apenas para aliviar os sintomas, quando há o diagnóstico de dengue clássica.
Dicas de tratamento caseiro para dengue
Não existe até hoje um remédio que cura a dengue. Deve-se fazer um acompanhamento médico e tratamentos que aliviam os sintomas causados por ela. Veja exemplos de tratamento caseiro para a dengue que podem ajudar.
Mantenha-se hidratado o tempo todo
A dengue causa uma desidratação brusca na pessoa. Por isso é importante ingerir líquidos durante todo o tempo. Opte sempre pela água ou então pelo soro caseiro.
Não tome qualquer medicamento
Você só deve usar medicamentos que foram indicados pelo médico. Existem remédios que não podem ser usados em caso de dengue pois podem causar hemorragias internas.
Chá de gengibre para aliviar as náuseas
O chá de gengibre é uma boa alternativa para aliviar principalmente as náuseas. Ele ainda possui propriedades antioxidantes que colaboram para uma melhor recuperação.
Compressas na testa
Para diminuir a febre, faça compressas com toalhas molhadas na testa. Ela também pode ajudar a aliviar as dores de cabeça. Usar fatias finas de batatas cruas também aliviam bastante.
Evite alimentos muito gordurosos
Evite comer alimentos que sejam muito “pesados” ou gordurosos. A digestão já fica um pouco complicada por conta da doença. Opte por caldos, sopas, saladas, carnes magras. Não deixe jamais de se alimentar.
Sobre a vacina para a dengue
A vacina para dengue não é exatamente um tratamento caseiro, mas pode ser uma boa alternativa. Ela não combate 100% a doença, mas diminui as chances de contaminação. Fale com seu médico sobre a possibilidade de tomar a vacina.
O melhor remédio para dengue ainda é a prevenção
É fundamental eliminar os focos que estão dentro de casa. O melhor remédio contra a dengue ainda é justamente a eliminação dos focos do mosquito. Sem mosquito, não há doença.
- Verifique sempre se a caixa d’água está tampada
- Coloque areia nos pratinhos de plantas
- Verifique se as calhas da sua residência estão limpas, para evitar o acumulo de água
- Evite deixar potes, pneus e outros itens que possam acumular água em área externa
- Coloque o lixo em sacos e mantenha os latões sempre tampados
O mosquito, além da dengue, transmite outras duas doenças. Veja a diferença entre a Zika, a febre chikungunya e a dengue.