Tudo sobre o Abono Salarial do PIS/PASEP





Tenho direito ao Abono do PIS? Como resgatar o PIS? – Programa de Integração Social

O Abono Salarial é liberado todo ano aos trabalhadores que estão cadastrados no PIS.

Tudo sobre o PIS

- Quem tem direito ao PIS?

Tem direito ao Abono Salarial os trabalhadores que estão inscritos no PIS ou Pasep há mais de cinco anos e que trabalharam pelo menos 30 dias do ano anterior com registro em carteira. E que ganham menos de dois salários mínimos na carteira (até dois salários mínimos mensais no ano-base que for considerado para a atribuição do benefício).

- Quem não tem direito ao PIS?

  • Trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física;
  • Trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física;
  • Diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS;
  • Empregados domésticos;
  • Menores aprendizes

- Qual é o valor do benefício?

O Abono Salarial do PIS equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento.

- Como receber o benefício?

Publicidade Relacionada



Você pode receber seu Abono Salarial do PIS em qualquer agência da CAIXA, no período estabelecido todo ano, de acordo com o Calendário de Pagamentos.

- Posso receber o benefício com o Cartão do Cidadão?

Sim, se você possui o Cartão do Cidadão e já tem uma senha cadastrada, poderá sacar seu Abono nos terminais de auto-atendimento da CAIXA, nas Unidades Lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.

- Quais as outras formas de receber o benefício?

A CAIXA pode antecipar o pagamento do benefício por meio do crédito direto na conta-corrente, poupança ou Conta Fácil mantida na CAIXA (desde que você seja o único titular) ou diretamente no contracheque daqueles trabalhadores, cujas empresas firmaram o convênio CAIXA PIS-Empresa. Nestes dois casos o pagamento é efetuado independetemente do Calendário de Pagamentos.

- O Abono Salarial fica disponível o ano inteiro?

Não. O exercício do PIS começa sempre no mês de JULHO de um ano e termina no mês de JUNHO do ano seguinte. Se a pessoa não resgatar seu PIS durante a data prevista, o valor é devolvido para o Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, ou seja, você perde o benefício daquele ano. Então, fique sempre de olho no Calendário de Pagamentos, ele está disponível no site da CAIXA e nas agências!

Abaixo você pode conferir o Calendário de Pagamento do PIS Exercício 2013/2014:






Comments

  1. Raimundo Félix says

    meu salário é menor que dois mínimos com as horas extras ultrapassa os dois mínimos porque não tenho direito ao abono do pis ?

    • says

      Oi Raimundo
      O que vale é o que está na sua carteira de trabalho, se estiver registrado que você ganha mais de dois mínimos, então você não tem direito. Se estiver aparecendo que você ganha menos de dois mínimos, aí você tem direito.

  2. says

    A pessoa tem que estar inscrita no PIS à 5 anos, mas para receber ela tem que ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior com registro em carteira. Não precisa ter 5 anos de carteira assinada, basta estar inscrito à 5 anos.

  3. Laiza Rodrigues says

    fiz 5 anos de carteira assinada abril deste ano 2013, e contribui tods os anos, queria sabe se o meu pis ja estara disponivel esse ano .

    • says

      Oi Laiza
      Acredito que você tenha direito sim, pois completou cinco anos em abril. Para ter certeza ligue para o Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207.

  4. chica says

    Gostaria de saber se tem como ingressar com ação contra o trabalhador que não me cadastra no pis? ele me cadastrou no cei

  5. Thay says

    Gostaria de saber se sabem quando começam a fazer o deposito do pis 2013/2014 pra quem tem conta caixa?

  6. ANA PAULA says

    SEMPRE RECEBIR O PIS MAIS CONSULTEI O PIS E FALA QUE NAO A SALDO A SER PAGO SERA QUE É PQ ESTOU DESEMPREGADA MAIS EU TRABALHEI ATE DIA 2 DE FEVEREIRO DE 2013

    • says

      Oi Ana Paula
      O Abono Salarial é pago a partir de agosto, deve ser por isso que você ainda não está conseguindo ver no saldo.

      É bom lembrar que é preciso ter trabalhado pelo menos 30 dias do ano anterior para ter direito ao abono.

  7. says

    no passado fui mandada embora do meu emprego , esse ano nao tenho direito ao pis por ter recebido acerto?? Por favor me ajude quem puder ?

    • says

      Oi Fanny
      Se você trabalhou um mês no ano passado com carteira assinada e com um salário equivalente a dois salários mínimos, e se seu patrão declarou para a Caixa, você deve ter direito ao PIS, mesmo tendo feito acordo.
      Se quiser ter certeza, vá até uma agência da CAIXA para tirar sua dúvida.

      Abs

  8. Simone_hotelcentral says

    trabalhei 6 meses em uma firma perdi minha cartera nunca mais trabalhei com cartera assinada trabalho por conta propia sera que eu tenho pis

  9. Moisesmreis says

    Além dos cinco anos de carteira assinada e de trabalhar os 30dias de carteira nos ano anteriores.
    Tem outras carencias? ou não?
    E a questão de ter que receber menos de dois salários na carteira é verdade?

    Obrigado!

    • rainydayss says

      É verdade sim Moises. Só pode receber abono salarial quem recebe menos de dois salários mínimos na carteira.
      Abs

  10. rainydayss says

    Oi Rosemeire
    Você precisa entrar em contato com a empresa e explicar o que está acontecendo. O problema preciso ser resolvido diretamente com a empresa em que você trabalhava.
    Espero que consiga resolver.

  11. edilaine says

    Bom dia

    Quando sou mandada embora de uma empresa e eles fazem aquele acerto todos, esses valores entra na Raiz, e não tenho PIS por esse motivo?

  12. Luiz Cláudio says

    Há alguns ano passado, toda pessoa que casava tinha direito ao PIS. Isto continua valendo.

  13. leandro says

    Olá , gostaria de saber uma informação . Sou conveniado no pis- empresa e tenho o cartão cidadão a dúvida é seria possivel eu receber em uma casa loterica antes mesmo da empresa podendo depositar em minha c. corrente . pois não é a idéia de receber 2 vezes não rsrs é que minha conta esta no vermelho ok !

  14. nivea says

    fui sacar meu pis e para minha surpresa nao tinha sido registrada pelo meu ultimo emprego no programa .data do meu ultimo emprego;01/03/2008 saida 31/01/2009 tenho 06 anos de registro na carteira . o que faço?

  15. alexandre says

    estou afastado do trabalho a mais de dois anos tenho direito ao pis mesmo dando registrado estou afastado por motivo de doença

    • dyggo nunes says

      Não tem direito, pois tem que ter efetivamente trabalho ao menos 30 dias no ano base para ter direito, não basta estar registrado, tem que trabalhar.
      Empregado afastado não é informado na RAIS que alimenta o sistema do PIS com as informações do FGTS.
      O empregado afastado recebe outro tipo de benefício, que é o auxílio doença.

  16. Itamar says

    faço aniversário em 27 de junho.pelo calendario do pis,só receberei o abono em novembro.se eu abrir uma conta facil ou poupança hj por exemplo,a caixa antecipa esse pagamento?

  17. luziana soares cleme says

    quero saber se tenho direito ?pois o total bruto dos 12 meses de 2009 foi 11.104.00 dividido por 12 da 925, que é menos de dois salarios minimos , pois em 2009 era 465 que vezes duas da 930 e ai é desse jeito que calcula ou não? aparti de que mês é que conta? de janeiro de 2009 ou de outro mês?

  18. michele silva de oliveira says

    trabalhei durante 9 meses com carteira assinada tenho direito de receber o pis