Saúde e Beleza

5 Benefícios do Gengibre para a saúde

O gengibre é uma planta que tem sua origem na China e Índia que ganhou um grande espaço não só na culinária para a preparação de pratos como também é usado para trazer grandes benefícios para a saúde. É usado como tempero, como ingrediente de sucos, mas também pode até ajudar a emagrecer, por ser um excelente termogênico. Neste post, trazemos os cinco principais benefícios do gengibre que você pode conseguir para a sua saúde ao incluir este ingrediente na sua dieta.


Benefícios do Gengibre para a saúde

Benefícios do gengibre para a saúde

Benefícios do Gengibre para a saúde

É um ótimo aliado principalmente para mulheres grávidas pois trata o famoso enjoo matinal

O gengibre possui vitamina B6 e ela é importante justamente para combater o mal estar e também as náuseas. Sendo assim, ajuda não somente as grávidas, mas qualquer pessoa que possa estar sofrendo com enjoos.

Gengibre previne gripes e resfriados

Os nutrientes do gengibre são muitos bons para fortalecer o sistema imunológico. Possui propriedades antivirais e antifúngicas.

Ajuda a amenizar as dores da cólica menstrual

Suas propriedades anti-inflamatórias são as responsáveis por fazer o gengibre funcionar como um analgésico natural. Para obter bons resultados, as mulheres podem consumir o gengibre em pó, em forma de cápsulas ou então optar pelo chá de gengibre. Ambas as formas não eficazes para amenizar dores de cólicas menstruais.

Ameniza e trata enxaquecas

O gengibre possui uma habilidade para parar as prostaglandinas que causam dor e inflamação nos vasos sanguíneos. Ao tomar o chá de gengibre a dor causada pela enxaqueca pode ser amenizada, assim como também o enjoo e mal estar causado pela dor.

Reduz o colesterol e controla o diabetes

O gengibre é ótimo para reduzir os níveis de colesterol no sangue e ainda regula a pressão e a coagulação do sangue por ser rico em potássio. Também atua na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Outros benefícios do gengibre para a saúde:

  • Reduz dores e inflamações
  • Previne a nefropatia diabética
  • Ajuda no tratamento do câncer de cólon
  • Ajuda no tratamento do câncer de ovário
  • Ajuda a diminuir os gases
  • Facilita a digestão
  • É um alimento termogênico e queima calorias, ajudando assim, no emagrecimento
  • Combate o mau hálito
  • Ajuda a controlar infecções do trato respiratório como tosse e bronquite

Como consumir o gengibre

O gengibre pode ser consumido de várias formas. Algumas pessoas por não se identificarem com o sabor forte, preferem consumi-lo na forma de cápsulas. Também pode ser consumido na forma de chás ou ainda como ingrediente no preparo de alimentos e sucos. Quem gosta também pode mastigar pequenas lascas de gengibre, ótimo para irritações e rouquidão da garganta.

Como fazer chá de gengibre

Para preparar o chá, basta colocar alguns pedaços de gengibre em água quente e deixar por pelo menos cinco minutos. Desta forma você consegue um relaxante eficaz e elimina as toxinas do corpo.

É importante deixarmos claro que o gengibre traz sim benefícios para a sua saúde, mas ele não resolve todos os seus problemas. Ele pode ser usado apenas como um aliado para ganho de saúde. Você sempre deve consultar um médico para obter a melhor orientação para tratamento e prevenção de doenças.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

8 Comentários

  1. manoel jose de souza disse:

    Eu faço uso do gengibre todos os dias nos sucos e no charópe caseiro