Símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas
Está fazendo algum curso de graduação da área de Ciências Biológicas e gostaria de saber a insígnia dele? Confira agora uma lista com alguns símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas com seus significados. Alguns cursos não possuem símbolo oficial mas são adotados como o símbolo do curso pelas pessoas que o fazem. Veja agora símbolos da Medicina, Medicina Veterinária, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Biologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Educação Física e Radiologia.
Símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas
Símbolo da Biologia
O símbolo da Biologia foi revitalizado em 2009 na comemoração de 30 anos da regulamentação da profissão de Biólogo. O círculo representa a união e perfeição daquilo que começa e acaba em si mesmo. O DNA é um elemento sempre presente no cotidiano da área de biologia, o espermatozóide aparece na base do DNA fecundando o óvulo, dando origem à vida. A folha é importante para qualquer ser vivo e é base dos estudos biológicos. A espiral que aparece dentro da folha é o símbolo da evolução e do progresso.
Símbolo da Biomedicina
Ele representa a integração entre conhecimentos científicos de biologia e medicina. O círculo é composto por ornamentos que representam o DNA, representando o controle sobre os processos. A cruz verde tem o mesmo formato da Cruz Vermelha e representa vida, já o microscópio simboliza o conhecimento biológico.
Símbolo da Ecologia
Infelizmente a profissão Ecólogo não possui símbolo oficial. A Associação Brasileira de Ecólogos (ABE) possui um símbolo com uma folha, mas não é a insígnia oficial da profissão. Alguns sites de formatura colocam uma árvore e uma coruja como símbolos, mas não conseguimos encontrar informações sobre o porquê destes símbolos.
Existe um símbolo da ecologia criado por Ron Cobb em 1969 e disponibilizado para domínio público. O símbolo foi formado pela junção das letras “e” e “o”, tiradas das palavras “environment” (ambiente) e “organism” (organismo) e colocando elas sobrepostas, criando uma forma que lembra a letra grega Theta Θ.
Símbolo da Educação Física
O símbolo da Educação Física é o Discóbolo, a mais célebre estátua atlética esculpida pelo grego Míron e representa força e dinamismo característico da profissão.
Símbolos da Enfermagem (Enfermeiro / Técnico e Auxiliar de enfermagem)
O símbolo da Enfermagem foi criado como homenagem a aristocrata inglesa Florence Nightingale no século 19, que dedicou sua vida à profissão. Quando trabalhou na Guerra da Crimeia caminhava pelos corredores de tendas carregando uma lamparina, ficou conhecida como a Dama da Lâmpada. O símbolo é constituído por uma lâmpada, que representa caminho, ambiente, uma cobra que representa magia, alquimia, já a cobra com a cruz representa a ciência.
O símbolo do Técnico e Auxiliar de Enfermagem é muito parecido mas tem uma seringa no lugar da cobra com a cruz. Esta seringa representa a técnica.
Símbolo da Estética e Cosmética
De acordo com ao SINDESTÉTICA-RJ, o símbolo da Estética oficial no Brasil é representado pela Deusa Higia, a deusa da saúde, limpeza e sanitariedade. O sol representa purificação, assepsia. Os raios que atravessam os corpos significam ozônio oxigênio nascente aplicado na pele. O caduceu é o bastão entrelaçado por duas serpentes e a parte superior adornada por asas. Ele representa o equilíbrio, ética e boa conduta. As asas representam mudanças tecnológicas e as cobras representam boa saúde, prevenção e bem estar. A deusa aparece com as mãos cruzando para simbolizar a união, força e determinação, elevação da auto estima e bem estar.
Símbolo da Farmácia
O símbolo da Farmácia traz uma taça com a serpente enrolada. A taça representa a cura, a serpente representa o poder, ciência, sabedoria e transmissão de conhecimento de forma sábia.
Sua origem vem da lenda grega do deus Asclépio (ou Esculápio), um centauro que aprendeu rapidamente os conhecimentos da cura com Chiron, seu mestre. Ele se tornou o deus da saúde e tinha como símbolo o bastão envolto por duas serpentes, que é o símbolo da Medicina. Mas além de salvar vidas ele também usava seus poderes para ressuscitar pessoas. Com isto, Zeus resolveu se meter e os dois entraram em batalha com Asclépio morreu com um raio. A partir de então a saúde ficou por conta de sua filha Hígia, a deusa da saúde. Ela tinha como símbolo a taça, mas ao ser promovida foi adicionada uma serpente enrolada, que representava o legado do seu pai.
Símbolo da Fisioterapia
O símbolo oficial da Fisioterapia foi escolhido em 2002 no Conselho Nacional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Nele as serpentes representam o curso da energia no corpo humano, na mesma direção que se postam as serpentes, a energia termina na cabeça, sede da concentração vital. Elas aparecem entrelaçadas para demonstrar o elo entre a natureza humana, social e profissional. O raio representa a união entre a consciência individual e as técnicas utilizadas pela terapia. A cor amarela significa luz e a cor verde saúde. O camafeu representa a capacidade místia de atrair saúde e boa sorte.
Símbolo da Fonoaudiologia
O símbolo foi oficializado em 2001 pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. A forma que aparece no centro do brasão refere-se a emissão e recepção do som pelo corpo humano. O F lembra o despertar da serpente em movimento ascensional. De acordo com as práticas derivadas da sabedoria oriental, este movimento desperta o homem para compreensão mais ampla da vida e do universo.
Símbolo da Geriatria e Gerontologia
A Geriatria e Gerontologia parecem não ter um símbolo oficial, não encontramos informações no site da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) nem na Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).
Encontramos um símbolo da Gerontologia mas não é o usado oficialmente no Brasil, é do curso na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
Símbolos da Medicina
O símbolo da Medicina é o Bastão de Asclépios também conhecido como bastão de Esculápio. Não pode ser confundido com o caduceu de Hermes. Asclépio é o deus da cura e da medicina. Aprendeu o poder da cura das ervas com o centauro Quíron, adquirinde inclusivo o poder da ressuscitação. Por causa deste poder que Zeus o puniu matando-o com um raio. No símbolo a cobra simboliza o renascimento e a fertilidade e também representa morte e destruição. O bastão é símbolo de autoridade, representa poder divino para decidir sobre a vida ou morte de alguém.
Símbolo da Medicina Veterinária
O símbolo da Veterinária foi escolhido em 1994 em um concurso do Conselho Federal de Medicina Veterinária. O símbolo traz a serpente e o bastão, símbolos de Esculápio, deus da cura na Grécia Antiga, a letra V com uma moldura hexagonal irregular. Aqui o bastão significa os segredos da vida terrena, poder de ressurreição, auxílio e suporte da assistência dada pelo médico. A serpente representa prudência, vigilância, sabedoria, vitalidade e poder de regenerescência e preservação da saúde. A letra V é usada para identificar a Medicina e diferenciar de outras profissões biomédicas.
Símbolo da Musicoterapia
O símbolo da Musicoterapia foi escolhido por concurso nacional em 2012. Ele traz uma clave de sol formada por uma serpente. A serpete representando sabedoria, transformação, regeneração, também presente em outros símbolos da área biomédica. A clave de sol é quem permite ao música conseguir localizar, decodificar e reproduzir os sons corretamente. Já a cor verde utilizada representa a natureza e saúde.
Símbolo da Naturologia
O símbolo da Naturologia foi escolhido em 2015 após 4 anos de estudos. Nele o círculo representa totalidade, integralidade. A intersecção dos círculos representa a interagência. O seis círculos internos representam equilíbrio, olhar integral, vinculo e autoconhecimento. Os sete círculos no totla representam autonomia e empoderamento. As cores representam complexidade do homem, visão multidimensional.
Símbolo da Nutrição
Na Nutrição a balança representa o equilíbrio. A cor verde foi escolhida por representar os cursos da área da saúde. A serpente representa saúde e o trigo representa o alimento.
Símbolo da Obstetrícia
A Obstetrícia não parece ter um símbolo oficial. Não encontramos estas informações nem nos sites da SOGESP Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, nem na Federeção Brasileira das Associações de Ginaecologia e Obstetrícia. Portanto qualquer símbolo que encontrar são símbolos criados por cursos de faculdades ou pessoas comuns, por enquanto não são símbolos oficiais da profissão.
Símbolo da Odontologia
A insígnia, emblema, brasão ou como quiser chamar o símbolo da Odontologoa traz o bastão de Esculápio da mitologia grega e foi escolhido em 1912. Esculápio ou Asclépio era o deus da cura e deus da medicina. Aprendeu o poder da cura por plantas com centauro Quíron, adquirindo inclusive o poder da ressuscitação. Por isso foi morto por Zeus com um raio. O símbolo se diferencia da Medicina pelo círculo em volta do bastão e serpente. Este modelo foi proposto por Benjamin Constant Nunes Gonzaga, dentista do Exército em 1914, e o círculo criado justamente para diferenciar a especialidade médica que cuida da cavidade bucal.
Símbolo da Óptica e Optometria
A Óptica e Optometria não possuem símbolos oficiais. Nem no site do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria tem informações sobre isso. Portanto qualquer símbolo, brasão ou insígnia que encontrar são versões criadas por cursos ou pessoas comuns.
Símbolo da Radiologia
O símbolo da Radiologia traz o trifólio que é o símbolo internacional que indica presença de radiação ionizante. O bastão representa o poder daquele que tem formação profissional, conhecimento técnico e científico das aplicações das técnicas. A serpente representa a ciência, sabedoria e transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia. O átomo representa energia em todas suas formas, simbolizando aplicação da mesma em outras áreas. A roda dentada simboliza áreas industriais. E 1985 é o ano que foi regulamentada a profissão.
Símbolo da Saúde Coletiva
No site da Associação Brasileira de Saúde Coletiva não tem informações sobre o símbolo oficial da profissão. O símbolo da Saúde Coletiva que encontramos foi o do curso da Universidade de Brasília, mas parece ser apenas o símbolo do curso e não o da profissão. Mas mesmo assim resolvemos colocar o símbolo aqui.
O círculo represanta coletividade, as cobras representam o mal e o bem, doença e cura. A cor verde é da área da saúde. O fogo e asas da fênix são ressurgimento da profissão sanitarista.
Símbolo de Tecnologia de Alimentos
O curso e profissão de Ciência e Tecnologia de Alimentos parece não terem símbolo oficial. Nem no site da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos encontramos o símbolo. Portanto qualquer símbolo que encontrar no momento são símbolos genéricos criados por cursos da Faculdade ou pessoas comuns.
Símbolo da Terapia Ocupacional
O símbolo da profissão foi criado por André Luís Bentin Lacerda e Patrícia Moreira Bastos a partir de estudos da mitologia Grega. O fogo representa fonte de energia necessária a qualquer obra, amor profundo pelo próximo e entusiasmo por tudo nobre e generoso. A serpente representa um objeto de convergência e centralização de intenções, conhecimentos, comunhão para buscar sabedoria, harmonia e desenvolvimento universal.
O círculo representa a livre criação, o infinito e universo, algo que não tem início nem fim. No caso do homem que pode traçá-lo utilizando apenas um instrumento cujas dimensões significam o limite de seu conhecimento, atividade e liberdade.
O triângulo ou delta representa a tríade da terapêutica ocupacional: terapeuta, cliente e atividade.
Conhece outros símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas? Conte-nos pelos comentários.