Saber se alguém acessou minha conta Microsoft
Como saber se alguém acessou minha conta Microsoft? A Microsoft tem um recurso de segurança chamado “Atividade recente” que mostra os logins feitos na conta nos últimos 30 dias. O interessante é que eles mostram inclusive as tentativas de login malsucedidas, quando alguém tenta acessar sua conta utilizando a senha errada por exemplo. É uma ótima maneira de descobrir se alguém acessou a conta sem você saber.
Não importa o dispositivo que use para conectar na conta, computador, smartphone, aplicativo de email ou outro aplicativo de terceiros, esse login irá aparecer na lista de atividades recentes.
Processo para saber se alguém acessou a conta Microsoft
Para verificar as atividades recentes na sua conta acesse account.live.com/activity. Assim que abrir aparece uma lista com os logins feitos na conta.
Na lista são mostrados datas e horas dos logins, IP do dispositivo utilizado para os logins, tipo de dispositivo, navegador utilizado e local em que o login foi feito. O local pode aparecer um pouco errado do seu local atual, pois ele é informado pelo provedor de acesso. Caso encontre alguma “Entrada bem-sucedida” que considere estranha clique em “Proteja sua conta” no campo “Não parece familiar?” e siga com o processo para modificar sua senha.
No meu caso é possível reparar que alguém tentou acessar a conta em Kishinev na Moldávia. Eles mostraram em “Atividade da sessão” que foi uma tentativa de login inserindo a senha incorreta. Nestes casos se clicar em “Proteja sua conta” a Microsoft vai avisar que a tentativa foi malsucedida e não é necessário modificar a senha.
Lembre-se que você também pode deixar sua conta Microsoft mais segura ativando a verificação em duas etapas, assim para fazer login na conta você vai precisar da senha e do código de segurança gerado na hora. Já explicamos aqui no site como ativar verificação em duas etapas na conta Microsoft utilizando Authy.
Tipos de sessão reportadas pela Microsoft
Além de “Entrada bem-sucedida” e “Entrada sem sucesso” também são reportadas pela Microsoft as seguintes situações na conta:
- Conta criada
- Nome da conta alterada
- Verificação adicional solicitada (quando usa o código de segurança da verificação em duas etapas)
- Alias adicionado, alias excluído, alias principal alterado (email adicional que usa mesma caixa de entrada)
- Todas informações de segurança marcadas para remoção (agendamento de exclusão dos seus dados)
- Email alternativo adicionado ou excluído; App verificação adicionado ou excluído; Telefone adicionado ou excluído (foi adicionado ou removido uma nova informação de segurança na conta)
- Sincronização automática (quando a conta está entrando automaticamente em algum app ou serviço de email)
- Senha de app criada ou excluída (senha que usa para login em outros apps que não aceitam a verificação em duas etapas)
- Senha incorreta inserida (alguém tentou fazer login com a senha errada)
- Senha alterada (a senha da conta foi modificada)
- Redefinição da senha (a senha foi redefinida com êxito)
- Permissão concedida para aplicativo (outro aplicativo foi permitido de acessar sua conta)
- Informações de perfil alteradas (nome, nascimento, sexo, país ou CEP foi alterado)
- Entrada bloqueada (conta comprometida) [quando eles acham que algum impostor acessou sua conta]
- Entrada bloqueada (conta suspensa temporariamente) [quando notam atividade suspeita]
- Entrada bem-sucedida (alguém entrou na conta usando a senha correta)
- Verificação em duas etapas ativada ou desativada
- Atividade incomum detectada (alguém entrou na conta com a senha correta mas de local ou dispositivo estranho)