Como fazer reclamação na Anatel
Como fazer reclamação na Anatel? No site da Anatel é possível registrar reclamações contra empresas de telefonia, TV por assinatura e conexão banda larga. Se você está com um problema que não consegue resolver entrando em contato direto com a operadora, você pode fazer o registro e a Anatel entrará em contato com a empresa para resolverem o mais rápido possível. Neste post explicamos passo a passo para registrar reclamação.
É importante lembrar que a Anatel pede para o cliente primeiro entrar em contato com a operadora e guardar o protocolo deste atendimento, só depois registrar o problema com eles.
Fazendo cadastro para abrir reclamação na Anatel
Para realizar o cadastro no site siga os passos abaixo:
- Acesse o site www.anatel.gov.br/consumidor/reclamacao;
- Clique em Registre uma reclamação na Anatel;
- Clique em Cadastre-se embaixo dos campos de login;
- Preencha com CPF e continue;
- Vai aparecer seu nome, digite a informação solicitada;
- Preencha com CEP, email, telefone e crie a senha;
- Selecione para concordar com termos e Registrar;
- Vai voltar para página de login, entre com CPF e senha.
Registrando a reclamação após cadastro
Agora que fez login no site usando CPF e senha, vai abrir sua página no serviço.
- Na sua página da Anatel clique no Registrar solicitação;
- Clique em Registrar reclamação;
- Clique em cima do nome da operadora, se não aparecer clique “Outros” e escolha;
- Selecione o serviço que será reclamado;
- Clique em cima do campo em branco e selecione o assunto;
- Depois selecione o problema e clique em Continuar;
- Na página seguinte você poderá Descreva seu problema e digite os outros dados que são necessários para concluir a reclamação;
- Se quiser pode anexar arquivos clicando em Escolha o arquivo;
- Quando terminar clique em Finalizar solicitação.
Para acompanhar a reclamação é só fazer login na sua página da Anatel e clicar em “Minhas solicitações” no menu superior.
Depois que fizer o registro no site da Anatel a operadora precisa responder em 10 dias úteis e dar uma solução.
Você também pode fazer reclamação e acompanhar andamento da solicitação pelo aplicativo da Anatel para Android e iOS ou pelo telefone 1331. Pelo telefone o processo é automático, basta digitar o código do registro quando solicitado.