Variedades

Como fazer reclamação na Anatel

No site da Anatel é possível registrar reclamações contra empresas de telefonia, TV por assinatura e conexão banda larga. Se você está com um problema que não consegue resolver entrando em contato direto com a operadora, você pode fazer o registro e a Anatel entrará em contato com a empresa para resolverem o mais rápido possível. É importante lembrar que a Anatel pede para o cliente primeiro entrar em contato com a operadora e guardar o protocolo deste atendimento, só depois registrar o problema com eles. Veja agora como fazer reclamação na Anatel para tentar solucionar seu problema.


Como fazer reclamação na Anatel

Realizando cadastro na Anatel

Comece acessando o site de suporte ao usuário Anatel https://sistemas.anatel.gov.br/sis/cadastrosimplificado. É preciso ter paciência por que o site costuma falhar e aparecerem páginas de erro, mas não desista!

Quando abrir a página clique em “Ainda não sou cadastrado”.

fazer cadastro na Anatel

Preencha os campos com seus dados, CPF, email, telefone, endereço, escolha uma senha, digite os caracteres que aparecem na figura e clique em “Cadastrar”.

fazer cadastro na Anatel 2

Como fazer cadastro na Anatel

Pode ser que dê um erro com arquivo “.xhtml”. Se acontecer isso com você clique no endereço na barra de endereços do navegador (1) para selecioná-lo e aperte Enter no teclado. Vai abrir um novo formulário em branco, preencha novamente os campos, agora quando você preencher o CPF (2) deverá aparecer seu nome (3) embaixo automaticamente. Preencha o restante dos dados, no final escolha uma senha, digite os caracteres e clique em “Cadastrar”.

fazer-cadastro-na-anatel-3

Pronto, se tudo estiver correto aparecerá a mensagem “Cadastro efetuado com sucesso” (1) e a tela para fazer login.

login no site da Anatel

Registrando reclamação na Anatel

Agora entre na página digitando seu CPF e a senha que acabou de criar, depois clique em “Entrar”.

login no site da Anatel

Clique em “Fale conosco” do lado esquerdo da página.

Como fazer reclamação na Anatel

Vai aparecer um termo de responsabilidade, leia-o e clique no botão azul “Aceito”. Tem que aceitar para utilizar o serviço.

Como fazer reclamação na Anatel 3

Abrirá a tela para registrar reclamação, clique no botão azul “Registrar solicitação”.

Como fazer reclamação na Anatel 4

Além de registrar reclamação você pode registrar informação, sugestão ou denúncia. Clique em “Reclamação” para começar o registro.

Como fazer reclamação na Anatel 5

Eles vão explicar que você deve primeiro entrar em contato com sua operadora, caso queira fazer isso é só clicar nas opções do lado direito dentro de “Fale com sua operadora” (1). Se já falou com eles e não teve solução, registre a reclamação clicando em “Iniciar registro” (2).

Como fazer reclamação na Anatel 6

Clique em cima do serviço que está tendo problemas. Neste tutorial estou fazendo com o Telefone Fixo como exemplo.

Como fazer reclamação na Anatel 7

Vão aparecer várias opções para reclamação, leia atentamente e clique no botão “Escolher” do lado direito do que quiser reclamar.

Como fazer reclamação na Anatel 8

Depois aparecerão novas opções dentro do que você selecionou, leia as opções e clique em “Escolher” do lado direito da que quiser.

Como fazer reclamação na Anatel 9

Como fazer reclamação na Anatel

Agora você terá que registrar os dados relacionados à reclamação, estes campos poderão mudar de acordo com o que estiver reclamando. Mas sempre aparecerá a opção “Protocolo” (1) para digitar o protocolo de contato que você anotou quando entrou em contato com a operadora. Depois preencha os outros campos com atenção, selecione o local e descreva o problema (8). Quando terminar clique em “Finalizar registro” (9).

Como fazer reclamação na Anatel 10

Depois que finalizar o registro você poderá anexar documentos da reclamação clicando em “Anexar arquivos”. É possível anexar todos documentos que tenha guardado de quando entrou em contato com a operadora. Os arquivos tem que estar em PDF ou DOC e ter no máximo 1 MB.

Verificando as solicitações

Faça login no site com seus dados e clique em “Consultar solicitação”.

Como fazer reclamação na Anatel 11

Todas solicitações que tiver feito aparecerão nesta página. É só clicar no número de registro do lado esquerdo da solicitação para ver detalhes sobre ela.

Como fazer reclamação na Anatel 12

Como fazer reclamação na Anatel pelo site

Depois que fizer o registro no site da Anatel a operadora precisa responder em cinco dias úteis e dar uma solução. Se nada for resolvido você tem prazo de 15 dias para falar novamente com a Anatel e reabrir a reclamação.

Também é possível acompanhar o andamento do caso pelo aplicativo Anatel Consumidor ou pelo telefone 1331. Pelo telefone o processo é automático, basta digitar o código do registro quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário