Como fazer reclamação na Anatel


Como fazer reclamação na Anatel? No site da Anatel é possível registrar reclamações contra empresas de telefonia, TV por assinatura e conexão banda larga. Se você está com um problema que não consegue resolver entrando em contato direto com a operadora, você pode fazer o registro e a Anatel entrará em contato com a empresa para resolverem o mais rápido possível. Neste post explicamos passo a passo para registrar reclamação.

É importante lembrar que a Anatel pede para o cliente primeiro entrar em contato com a operadora e guardar o protocolo deste atendimento, só depois registrar o problema com eles. 

Fazendo cadastro para abrir reclamação na Anatel

Para realizar o cadastro no site siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site www.anatel.gov.br/consumidor/reclamacao;
  2. Clique em Registre uma reclamação na Anatel;
  3. Clique em Cadastre-se embaixo dos campos de login;
  4. Preencha com CPF e continue;
  5. Vai aparecer seu nome, digite a informação solicitada;
  6. Preencha com CEP, email, telefone e crie a senha;
  7. Selecione para concordar com termos e Registrar;
  8. Vai voltar para página de login, entre com CPF e senha.
Criar cadastro para reclamação na Anatel
Criar cadastro para reclamação na Anatel

Registrando a reclamação após cadastro

Agora que fez login no site usando CPF e senha, vai abrir sua página no serviço.

  1. Na sua página da Anatel clique no Registrar solicitação;
  2. Clique em Registrar reclamação;
  3. Clique em cima do nome da operadora, se não aparecer clique “Outros” e escolha;
  4. Selecione o serviço que será reclamado;
  5. Clique em cima do campo em branco e selecione o assunto;
  6. Depois selecione o problema e clique em Continuar;
  7. Na página seguinte você poderá Descreva seu problema e digite os outros dados que são necessários para concluir a reclamação;
  8. Se quiser pode anexar arquivos clicando em Escolha o arquivo;
  9. Quando terminar clique em Finalizar solicitação.

Para acompanhar a reclamação é só fazer login na sua página da Anatel e clicar em “Minhas solicitações” no menu superior.

Depois que fizer o registro no site da Anatel a operadora precisa responder em 10 dias úteis e dar uma solução.

Você também pode fazer reclamação e acompanhar andamento da solicitação pelo aplicativo da Anatel para Android e iOS ou pelo telefone 1331. Pelo telefone o processo é automático, basta digitar o código do registro quando solicitado.

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