Benefícios da Kombucha para saúde
A Kombucha é uma bebida ligeiramente alcoólica (0,5%) muito famosa na China, obtida a partir da fermentação do chá preto (ou chá verde), açúcar e Scoby, também conhecido como mãe do Kombucha. Scoby, que em inglês é Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeas, é um disco gelatinoso feito de cultura simbiótica de bactérias e leveduras. Estas bactérias são em sua maioria bactérias que produzem ácido acético, e dão um sabor azedinho na bebida. Além de gostoso, existem vários benefícios da Kombucha para saúde, saiba agora quais são e como preparar o Kombucha.
Benefícios da Kombucha para saúde
Renovação e equilíbrio da flora intestinal
O kombucha contém vários microorganismos, enzimas e antioxidantes que ajudam a repor/regenerar a flora intestinal e equilibrar o metabolismo. Melhorando assim o sistema digestivo.
Reforça o sistema imunológico
Devido ao reequilíbrio da flora intestinal, a bebida aumenta o nível de imunidade das pessoas, reforçando o sistema imunológico. Pois quando a integridade intestinal está comprometida, organismos patogênicos e agressores podem levar a processos inflamatórios. O intestino é um importante órgão de defesa do sistema imunológico.
Fornece energia
Por causa das enzimas e vitaminas do complexo B e vitamina C presentes, aumenta os níveis de energia da pessoa.
Alivia dores nas articulações
A bebida pode ajudar a prevenir e aliviar danos nas articulações por causa das glucosaminas/glicosaminas presentes. A glucosamina auxilia no tratamento da artrite ajudando a reconstruir a cartilagem entre os ossos das articulações e assim aliviando as dores.
Contra-indicações
Sim, existem contra-indicações. Caso seja comprada já na garrafa verifique a graduação alcoólica, pois dependendo da fermentação pode conter até 3% de álcool.
Como é uma cultura de bactérias, se forem contaminadas com mofo, por exemplo, podem transformar as bactérias do bem em bactérias ruins que causam problemas de saúde. É importante ter cuidado no armazenamento e no consumo indiscriminado.
Também deve-se tomar muito cuidado no preparo, pois é um produto natural que pode ser facilmente contaminado por germes que causam infecções.
Algumas pessoas relataram toxicidade nos rins e no fígado após consumirem o chá em demasiado.
Estes tipos de bebidas devem ser evitados por grávidas ou mulheres que estão amamentando por conterem bactérias. Também devem evitar o consumo idosos, crianças e pessoas com baixa imunidade.