Saúde e Beleza

Benefícios do chá verde para a saúde

Ele se tornou uma das bebidas favoritas de muitos desde quando descobriram que poderia ajudar a emagrecer. Depois, ao descobrir todos os benefícios do chá verde para a saúde, ganhou mais adeptos. Mas lembre-se, mesmo sendo bom para o nosso organismo, deve ser consumido sem exageros. Em excesso pode ter alguns efeitos colaterais desagradáveis.


Os principais benefícios do chá verde para a saúde

Benefícios do chá verde

O chá verde vem da mesma “família” do chá preto e do chá branco. É rico em catequinas e cafeína, por isso não deve ser consumido durante a noite, principalmente se você sofre com insônias. Veja abaixo os principais benefícios que você pode ter ao consumir o chá verde.

Possui efeito termogênico

O chá verde acelera o metabolismo, com isso queima a gordura mais rapidamente, evitando que ela se acumule. Por isso muitos fazem uso da bebida com o objetivo de emagrecer.

Benefícios do chá verde para a saúde

Beba no máximo três xícaras de chá verde por dia. Acima disso, poderá ter reações desagradáveis.

É um antioxidante natural

Como mencionamos lá no início, o chá verde é rico em catequinas, que são responsáveis por combater os radicais livres do organismos. Por isso o chá verde pode contribuir para diminuir as chances de aparecimento de doenças como câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e também evitar o envelhecimento da pele.

Colabora para reduzir as taxas de açúcar no sangue

O chá verde possui componentes que colaboram para a redução dos níveis de glicose no sangue, sendo um grande aliado de quem sofre com diabetes.

Pode ajudar a diminuir o colesterol ruim

Mais uma vez as catequinas aparecem. Elas também trabalham para evitar a absorção de gordura ruim dos alimentos, evitando assim o aumento das taxas de colesterol ruim do sangue.

Colabora para uma melhor digestão

O chá verde trabalha para estimular a flora intestinal, proporcionando assim uma melhor digestão dos alimentos. Quando o intestino funciona bem, você se sente mais disposta e com mais energia para realizar as suas tarefas do dia a dia.

Evita o inchaço

O chá verde tem efeito diurético, evitando a retenção de líquidos no organismo e consequentemente o inchaço provocado por ele.

Melhora o humor

O consumo de chá verde pode liberar um aminoácido chamado L-teanina, que ao ser introduzido no organismo, incentiva o cérebro a produzir dopamina e serotonina, que trazem a sensação de bem-estar.

Como preparar o chá verde

Evite as opções que são vendidas em saquinhos. Prefira comprar as folhas secas e preparar o chá em casa. Ferva a água, desligue o fogo, adicione as folhas e deixe em infusão por três minutos. Após este tempo, coe e sirva. Por ter cafeína em sua composição natural, evite consumi-lo durante a noite (após 18hs). Consumindo corretamente você já consegue todos os benefícios do chá verde para a saúde.

Quantidade ideal para consumo

Não se deve consumir mais do que três xícaras (600ml) de chá verde por dia. O consumo além desta medida pode desencadear efeitos colaterais desagradáveis. Alguns efeitos são dor de estômago, prisão de ventre, dor de cabeça, ansiedade, arritmia, tonturas, tremores, problemas de sono, dentre outros.

Qualquer pessoa pode consumir o chá verde?

O chá verde não deve ser consumido por gestantes. Nem por pessoas que sofrem com doenças como hipertireoidismo, hipertensão, glaucoma ou irritações gástricas (gastrite e outros). Em caso de dúvidas, sempre consulte o seu médico antes de ingerir qualquer bebida ou medicamento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário