Saúde e Beleza

Benefícios do matcha para saúde

O matcha é o chá verde feito da mesma folha Camellia sinensis mas, por ser produzido de forma diferente, possui mais aminoácido e mais clorofila que o chá verde comum que todos já conhecem, além de ter uma quantidade muito maior de antioxidante EGCg em sua composição. Justamente por esta forma de produção ser diferente, ele possui um gosto mais suave, menos amargo que o chá verde. O modo de produção também influencia no preço final, tornando-o bem mais caro. Conheça todos benefícios do matcha para saúde, como consumir o matcha, onde encontrar matcha em pó ou moído.


Benefícios do matcha para saúde

Rico em antioxidantes

Um dos maiores benefícios do chá matcha é que ele possui uma dose altíssima de antioxidantes em sua composição, muito maior que Gojiberry, Blueberries e outros superalimentos. Para se ter uma idéia, você precisaria beber 10 xícaras de chá verde para obter a mesma quantidade de oxidantes de uma xícara de matcha.

Os antioxidantes são agentes de defesa do corpo. São componentes químicos que previnem contra o envelhecimento e doenças crônicas. Quanto mais antioxidantes você tiver, melhor o corpo irá combater doenças e infecções.

Possui grande quantidade de catequinas EGCg

Um dos principais antioxidantes presentes no matcha é o ECGg, epigalocatequina-3-galato, que ajuda a combater o câncer, pois defende as células contra ação dos radicais livres presentes na poluição, raios ultravioleta, radiação e produtos químicos, que podem danificar as células e DNA.

Bom aliado na dieta pois ajuda na perda de peso

O matcha praticamente não possui calorias, além disso estimula o metabolismo e a queima de gordura. Alguns estudos indicam que ele ajuda a queimar calorias quatro vezes mais rápido que o normal. Pois aumenta a termogênese que é a maneira natural do corpo de queimar calorias. Isto aliado ao exercício físico pode intensificar a perda de peso.

Benefícios do matcha para saúde

Benefícios do matcha para saúde

Aumenta relaxamento, concentração e foco

Por ser rico em L-teanina, que é um aminoácido raro, o matcha promove estado de relaxamento e bem-estar, atuando no funcionamento do cérebro. Ele contém até cinco vezes mais L-teanina que chá preto e verde comum. A L-teanina também pode ajudar a memória e aprendizado, inibindo os efeitos colaterais da cafeína, um componente natural do chá verde.

Sabe-se que os monges budistas já tomavam matcha para realizarem suas meditações.

Desintoxica o corpo

Por serem cultivadas sem efeito da luz solar, as folhas do matcha Camellia sinensis possuem enorme quantidade de clorofila. A clorofila é um poderoso desintoxicante, ajudando a eliminar substâncias químicas e metais pesados do corpo.

Fortifica o sistema imunológico

As catequinas presentes no matcha possuem propriedades antibióticas que promovem a saúde em geral.

Ajuda a controlar colesterol e diabetes

Estudos com diferentes populações mostraram que tomar chá matcha regularmente diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta o nível de colesterol bom (HDL). Diminuindo também a probabilidade de desenvolver doenças relacionadas ao coração. Suas fibras também ajuda a controlar os níveis da glicose no sangue.

Como consumir matcha?

Por não perder suas propriedades o pó do matcha pode ser utilizado no preparo dos mais variados pratos como sorvetes, chá, chocolates, trufas, bolos, milkshake e muito mais.

Os nutricionistas recomendam o consumo de 2 a 4 colheres do pó por dia. Sempre tomar próximo a hora das refeições para ajudar na digestão e queima de gorduras.

Onde comprar matcha?

Você pode encontrar o pó de matcha em diversas lojas online ou em lojas de produtos naturais como Mundo Verde, por exemplo. É muito importante comprar de lojas confiáveis para garantir que está comprando mesmo o matcha e não uma mistura de produtos ou outro chá falsificado imitando o matcha.

Comprando produto falso você não obterá os benefícios deste superalimento que está fazendo muito sucesso atualmente.

Contraindicações do matcha

Pessoas hipertensas ou gestantes devem consumir o chá verde matcha com moderação. Se tem algum problema de saúde sempre converse com seu médico ou nutricionista antes de começar a tomar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário