Gelo ou água quente para dor lombar?
Gelo ou água quente para dor lombar? Está com dor na coluna, bem na parte debaixo das costas e gostaria de saber o que fazer par aliviar a dor? Será que é para utilizar compressa quente ou fria? Nem sempre compressa de gelo é aconselhável, saiba mais abaixo.
Gelo ou água quente para dor lombar?
Normalmente em contusões utilizamos compressa de gelo para diminuir a inflamação. Mas no caso da dor da lombar a compressa de gelo pode não ser a mais adequada. Principalmente nos casos das dores nas costas que voltam de tempos em tempos sem motivo aparente (crônicas).
A verdade é que nem o calor ou o frio poderão aliviar muito a dor aguda na coluna. Um estudo mostrou que os pacientes tiveram o mesmo resultando usando os dois tipos de compressa e nenhum deles foi muito eficiente. Isto por que nem o calor nem o frio conseguem atingir o local do problema que está causando a dor. Portanto o ideal é o paciente verificar o que lhe agrada mais, teste a compressa fria, se não aliviar teste a quente.
O gelo irá deixar o local mais sensível e tenso, enquanto o calor relaxa.
Atenção na inflamação!
Na dor lombar causada por levantar algo muito pesado ou por sofrer acidente de carro pode ocorrer inflamação! A compressa de água quente irá piorar a situação.
Estes casos são raros, pois a maioria das dores nas costas não são causadas por trauma. Você saberá se ocorreu distensão muscular se o local estiver sensível ao toque e se a pele estiver vermelha e quente, inchada.
Nestes casos o ideal é utilizar a compressa de água fria para diminuir a inflamação do músculo.
Dicas no caso da dor aguda
No caso da dor aguda na lombar você pode utilizar analgésicos ou adesivos com analgésicos e realizar os dois tipos de compressas.
- Coloque compressa fria nas primeiras 24 a 48 horas – coloque a compressa por 20 minutos e um pano entre a pele e o gelo para não queimar, pode repetir 8 a 10 vezes no dia
- Não melhorando coloque compressa de água quente no terceiro dia – várias vezes ao dia
Passando do terceiro dia e a dor não melhorou, entre em contato com seu médico. Talvez seja necessário uso de remédios mais fortes. Na dor lombar crônica é preciso fazer tratamento com acompanhamento médico.