Como tirar CNH popular grátis

Como tirar CNH popular grátis e CNH Social? Elas são a mesma coisa? Qualquer estado do Brasil disponibiliza a opção da carteira de habilitação gratuita? Neste post explicaremos um pouco sobre essas categorias de carteira de habilitação, quem pode solicitar e onde tirar.

CNH Popular e Social são a mesma coisa?

Elas não são o mesmo tipo de carteira de habilitação.

  • CNH Popular é um programa de iniciativa privada, criado para oferecer valores diferenciados de pagamento de CNH para consumidores de baixa renda, democratizando o processo de habilitação.
  • CNH Social foi criada pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) para ajudar jovens de baixa renda a entrarem no mercado de trabalho com a emissão de CNH na categoria “B”.

Tanto a CNH Popular quanto a CNH Social não estão disponíveis em todos os estados brasileiros.

Como tirar CNH popular grátis?

A pessoa pode se inscrever para a CNH Popular pelo site programacnhpopular.com.br. Podem participar:

  • maiores de 18 anos com renda familiar de até dois salários mínimos;
  • pessoa alfabetizada;
  • desempregado há mais de um ano ou ex-presidiário;
  • beneficiário de programas sociais com Bolsa Família ou Minha Casa Minha VIda;
  • registrado no Cadastro Único;
  • estudante ou ter estudado em escola pública;
  • não ter cometido nenhuma infração de trânsito;
  • ser profissional do setor de transporte.
Como tirar CNH popular grátis ou a CNH Social
Como tirar CNH popular grátis?

Como não está disponível em todos os estados do Brasil, as datas e cidades são divulgadas pelo site oficial especificado acima ou pelo Facebook e Instagram do programa.

Processo para tirar CNH Social

A pessoa pode se cadastrar para a CNH Social no site do SEST SENAT www.sestsenat.org.br/cnh-social-novos-motoristas. É um projeto em conjunto com Detrans de alguns estados, por isso ainda não está diponível em todo o país, por exemplo, ano passado foram apenas nas cidades de Belo Horizonte, Chapecó, Contagem, Guarulhos, João Pessoa e Imperatriz.

Podem participar do programa pessoas de baixa renda (até 2 salários mínimos) que vão tirar a CNH pela primeira vez ou adicionar/mudar categoria (desde que não tenha infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses).

Também podem participar pessoas desempregadas há mais de um ano, pessoa que seja ou tenha sido aluno da rede pública e tiver rendimento exemplar, pessoas com necessidades especiais, ex-presidiários, agricultores, pessoa que nunca trabalhou com carteira assinada e beneficiários do Bolsa Familia.

Tanto na CNH Popular quanto na CNH Social, cada caso é analisado individualmente, para verificar se a pessoa tem condição de pagar algum valor ou não.