O que comer para melhorar o refluxo
O que comer para melhorar o refluxo? Esta é uma pergunta que quem sofre com a doença se faz constantemente. Tentaremos respondê-la pra você.
O refluxo gastroesofágico ocorre quando o ácido do estômago (suco gástrico) retorna do estômago para o esôfago. Uma das razões para isto acontecer é que o esfíncter esofágico inferior está fraco ou com problemas, ele é o responsável por manter o ácido no estômago fechando para prevenir que a comida retorne para o esôfago.
Algumas comidas podem afetar a quantidade de ácido que o estômago produz, piorando assim o refluxo gástrico, azia, gastrite e outros problemas relacionados ao estômago.
Saiba o que comer para melhorar o refluxo, quais tipos de comidas não aumentam a quantidade de ácido gástrico e que podem ajudar a reduzir os sintomas.
O que comer para melhorar o refluxo
Banana e Melão
A banana e o melão são as frutas mais alcalinas disponíveis, a banana normalmente tem pH 5.6 e o melão pH 6.1. Quanto maior o pH menos ácida é a fruta. Estudos mostraram que frutas alcalinas ajudam no tratamento do refluxo, pois neutralizam o ácido do estômago e ajudam a aliviar os sintomas.
Outras variações de melão também são indicados como meloa, melão Honey Dew e melancia.
Aveia
A aveia é um ótimo combatente do refluxo pois tem muitas fibras e sua textura gelatinosa ajuda a cobrir o revestimento do estômago.
Quem quiser pode comer até a que vem com um pouquinho de passas, pois a aveia corta a acidez delas, mas não pode ter nozes pois pioram a acidez do estômago!
Arroz e cuscuz
Os carboidratos complexos são bons para quem tem refluxo. Mas é importante lembrar que o arroz tem que ser o integral, que tem mais fibras. E o cuscuz é o cuscuz do oriente médio que é uma massa feita de semolina.
Vegetais verdes
Os vegetais verdes além de serem alimentos anti-inflamatórios também são recomendados para quem sofre de refluxo. Vegetais como aspargo, brócolis, couve de bruxelas, couve, couve-flor, salsa e salsão são altamente alcalinos. O salsão, por exemplo, é rico em água e ajuda a saciar a fome.
Aves e carnes magras
Carnes vermelhas são proibidas para quem tem refluxo. Coma frango e peru grelhado, assado ou cozidos no vapor, não faça frito! Remova a pele por completo. Também pode ser estas carnes magras moídas.
Batata doce e outras raízes
A batata-doce, cenoura, o nabo, a mandioca e outras raízes tuberosas também são recomendadas para quem sofre de refluxo. Lembrando que a cebola é proibida!
Peixe e frutos do mar
Qualquer tipo de peixe grelhado, assado ou escaldado, nunca frito! Não use molhos gordurosos.
Salmão, liguado, truta, robalo, linguado, camarão, lagosta e outros crustáceos também são bons.
Clara do ovo
As claras do ovo são fontes de proteína e possuem pouca acidez.
O recomendado é não comer a gema, elas possuem muita proteína mas também possuem muita gordura, difíceis de digerir, podendo piorar os sintomas.
Pão
O pão também pode ser comido, desde que seja integral, tem que aparecer no rótulo que o ingrediente principal, o que aparece primeiro, são grãos não processados (integral).
Outros alimentos
Existem outros alimentos que são recomendados mas podem funcionar para uns e para outros não. Tem que testar para ver se os seus sintomas irão melhorar. Alguns deles são:
- Funcho – de acordo com alguns estudos o funcho auxilia na digestão e tem pH 6.9
- Gengibre – muito usado como tratamento natural para azia e dores no estômago, trazendo alguns benefícios também para o refluxo
- Aloe Vera ou Babosa – o chá de babosa ou os suplementos em cápsulas são muito usados por suas propriedades digestivas, tratamento da constipação intestinal e como tônico fortificante do estômago, além de ajudar no refluxo.
pH dos alimentos
Sempre que for comer alguma coisa tente procurar informações sobre o pH do alimento. Os que são acima de pH 5, menos ácidos, não provocarão os sintomas como os de menor pH como o limão, por exemplo, que possui pH 2.
pH de alguns alimentos:
- alface (pH 6)
- ameixa (pH 3,3)
- banana (pH 4,6)
- batata (pH 5,5)
- brócolis (pH 6,5)
- carne (pH 5,5)
- cenoura (pH 5)
- couve-flor (pH 5,5)
- feijão (pH 5)
- figo (pH 4,6)
- frango (pH 6,3)
- laranja (pH 3,9)
- leite (pH 6,3)
- limão (pH 1,8)
- maçã (pH 3)
- manteiga (pH 6,2)
- melão (pH 6,5
- melancia (pH 5,3)
- peixe (pH 6,6)
- pepino (pH 3,8)
- queijo (pH 4,9)
- salsa (pH 6)
- tomate (pH 4,2)
- uva (pH 4)
E a tapioca? Quem tem refluxo pode comer tapioca? Alguns nutricionistas afirmam que pode comer sim, tomando cuidado com o recheio utilizado, pois ela é feita de farinha de mandioca que cria um revestimento no estômago como a aveia.
O que vale ressaltar é que o pH da mandioca varia entre 4.3 e 4.8, ou seja, ela é ácida, está abaixo de pH 5. Portanto, a pessoa precisa comer para verificar se irá fazer mal ou não, pois cada pessoa reage de uma maneira.
É importante lembrar que não adianta nada você comer um monte de comida que prejudicam o refluxo e depois comer um pouquinho de gengibre ou uma banana para cortar o efeito negativo. Estes alimentos não conseguem fazer isso, um não elimina o efeito do outro.
Estas são algumas dicas sobre o que comer para melhorar o refluxo. Se os sintomas não melhorarem entre em contato com seu médico, pode ser necessário o uso de medicamentos.