Benefícios do soro caseiro
Os benefícios do soro caseiro para a saúde são imensos e ele é uma solução feita basicamente com três ingredientes, que pode salvar a vida de pessoas que estão sofrendo principalmente com a desidratação.
Doenças como a gastroenterite, ainda causam muitas mortes em todo o mundo. Ela leva a uma desidratação profunda que pode resultar em quadros ainda mais graves. É uma doença que pode atingir pessoas em qualquer idade, mas crianças e idosos costumam sofrer bem mais, muitas vezes necessitando de internação hospitalar.
Os principais benefícios do soro caseiro para a saúde
O soro caseiro é preparado com apenas três ingredientes: água, sal e açúcar. Sendo assim, é acessível até para famílias mais pobres, que estão sujeitos à doença com uma maior incidência.
Alguns dos principais benefícios do soro caseiro para a saúde desta solução são os seguintes:
- Supre a desidratação causada pela diarreia e vômitos, repondo os fluidos perdidos pelo organismo.
- Evita complicações de doenças como a gastroenterite.
- Tem um baixo custo para preparação com ingredientes acessíveis a qualquer família.
- Pode ser usado assim que aparecem os primeiros sintomas.
- Não há necessidade de receita médica para poder utilizá-lo.
Como preparar o soro caseiro corretamente
Como mencionamos lá no início, o soro caseiro leva apenas três ingredientes. Você vai precisar de 1 litro de água filtrada ou fervida, 3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar. Em medidas populares, para cada litro de água filtrada ou fervida, adicione uma colher de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal.
Em farmácias populares ou postos de saúde, o cidadão encontra colheres medida para facilitar o preparo. Ao usar as colheres medida, basta colocar uma medida rasa de sal e duas medidas rasas de açúcar em um copo de água (cerca de 200ml).
O soro preparado deve ser utilizado em 24 horas. Após este período é recomendado que você prepare uma nova dose.
Como tomar o soro caseiro
O soro deve ser administrado em pequenas quantidades, mas de maneira frequente. Em crianças, utilize colheres para facilitar a administração. Ingerir uma grande quantidade de uma só vez, pode distender o estômago e causar um reflexo que resulta em vômito. O ideal é ingerir de 150 a 300ml por hora.
Ao notar episódios de boca seca e muita sede, esta quantidade pode ser um pouco aumentada. O mesmo vale se o paciente estiver urinando pouco e de maneira muito concentrada.
Caso os sintomas não apresentem melhoras após o uso do soro, o paciente deve imediatamente procurar o hospital ou posto de saúde mais próximo.
[ATENÇÃO]: Diabéticos devem evitar o soro preparado em casa por conta da glicose presente no açúcar. Neste caso, em episódios de desidratação, devem procurar imediatamente um médico.