Para que serve a oxandrolona? Tem efeitos colaterais?
Para que serve a oxandrolona, também conhecida como Anavar? Qual sua composição? Esse medicamento é usado para emagrecer? Tem efeitos colaterais perigosos para saúde? Neste post trazemos algumas informações sobre esse fármaco, quando é indicado o uso e se existe risco de morte.
Para que serve a oxandrolona?
A oxandrolona foi criada pelo laboratório Pfizer e comercializada a partir de 1964 nos Estados Unidos. É um composto sintético derivado da testosterona, utilizado como anabólico ou antianêmico. Só deve ser utilizado sob prescrição médica.
É indicada para falha no crescimento físico, síndrome de Turner, hepatite alcoólica aguda, moderada ou grave e para má-nutrição calórica proteica moderada.
Ela emagrece? Não há confirmações científicas sobre o uso da oxandrolona como remédio para perda de peso.
O que ocorre é que atletas, principalmente mulheres, costumam tomar este remédio junto com treinos intensos para aumentar massa magra. Pois ele é um esteroide que possui baixa proporção androgênica em relação a outros no mercado. Essa proporção androgênica é importante, pois quanto maior ela for, mais provável da mulher desenvolver características masculinas.
Mas não há informações sobre o uso isolado do medicamento colaborar para a perda de peso. Portanto, converse com médico caso esteja pensando em tomar esta substância!
Quais efeitos colaterais? Tem risco de morte?
Este medicamento possui alguns efeitos colaterais menos graves e mais comuns:
- virilismo;
- irritação na bexiga;
- sensibilidade ou dores nas mamas;
- ginecomastia;
- priapismo;
- acne.
Apesar de serem mais raros, também podem ocorrer efeitos colaterais graves:
- disfunção hepática;
- diminuição dos fatores da coagulação;
- hipercalcemia;
- leucemia;
- hipertrofia prostática;
- diarreia;
- alterações da líbido.
Nos efeitos colaterais não há relatos de óbitos. Mas existem diversos casos de mortes relacionadas ao uso indiscriminado de anabolizantes. Portanto, não tome esse medicamento por conta própria, sempre converse com seu médico.
Tem reação com outros remédios?
Existem reações conhecidas com alguns medicamentos que podem ser perigosas:
- Aumento do risco de edema se utilizado com adrenocorticóides, glicocorticoides, mineralocorticoides, corticotrofina e medicamentos/alimentos contendo sódio.
- Aumento do efeito anticoagulante se usado com cumarínicos ou indandiônicos e/ou com analgésicos e anti-inflamatórios não-esteróides, devido à diminuição dos fatores da coagulação.
- Aumento do efeito hipoglicêmico se utilizado com antidiabéticos orais e com insulina, devido à diminuição da glicemia promovida pelos esteróides anabólicos.
Quem não deve tomar a oxandrolona?
O uso da oxandrolona não é recomendado para pessoas que estejam em tratamento de câncer de mama disseminada, ou que esteja com comprometimento hepático grave, hipercalcemia ativa, nefrite, câncer de próstata, ou em caso de gravidez.
Deve ser avaliado o uso em caso de pessoas com problema cardíaco, hepático ou renal, história de doenças coronárias, diabetes melitus e hipertrofia prostática.
Pode-se perceber que existem alguns riscos para saúde. Portanto, só utilize a oxandrolona com acompanhamento médico! Exames de sangue são necessários para acompanhar o tratamento e verificar se estão ocorrendo efeitos adversos.