Para que serve o Trulicity? Tem perigos para saúde?
Para que serve o Trulicity para que serve? Tem perigos para saúde? Algum efeito colateral que precise de atenção? Neste post falaremos um pouco sobre este medicamento de dulaglutida, indicado para o tratamento de diabetes tipo 2. Ele é vendido no Brasil pela Eli Lilly, mesma fabricante do Basaglar, Humalog, Humulin, Livalo, Adcirca e outros.
Para que serve o Trulicity?
O Trulicity é um medicamento injetável composto por 0,75 mg ou 1,5 mg de dulaglutida, indicado para o tratamento da diabetes tipo 2 quando a metformina é contraindicada ou quando não há controle da taxa de glicose no sangue com outros medicamentos. Deve ser utilizado em conjunto com dieta e exercício físico.
Ele faz parte do grupo de medicamentos chamados agonistas do receptor de GLP-1 (agonistas de peptídeos semelhantes ao glucagon), do qual também fazem parte o Ozempic (semaglutida) e o Victoza e Saxenda (liraglutida). Esses remédios aumentam as ações do GLP-1, hormônio que aumenta secreção de insulina. E tem ação sobre mecanismos como apetite, saciedade e adiposidade, além de ser benéfico para sistema cardiovascular.
Trulicity dulaglutida serve para emagrecer?
Como especificamos no tópico anterior, o Trulicity não é um medicamento indicado para o emagrecimento. Apesar de alguns pacientes perderem peso no início do tratamento, a prescrição deste remédio deve ser feita para diabetes associado a outros medicamentos, à dieta e exercícios físicos. Portanto, não deve ser prescrito com intuito de perda de peso, a não ser que recomendado pelo médico.
Recentemente a FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou o medicamento Wegovy para tratamento de obesidade. Este medicamento é composto por doses de 2,4 mg de semaglutida injetáveis uma vez por semana. No estudo realizado durante 7 anos, os paciente alcançaram uma perda de peso de 15% a 18% durante 15 meses. Ainda não há informações sobre aprovação da ANVISA e sobre a venda do Wegovy no Brasil.
Tem perigos para saúde? Algum efeito colateral grave?
O Trulicity não apresentou efeito colateral grave. De acordo com a bula os efeitos colaterais mais frequentes, que ocorrem em mais de 10% dos pacientes, são:
- náusea;
- diarreia;
- vômito;
- dor abdominal;
- hipoglicemia (quando foi usado com insulina ou secretagogos com e sem metformina).
Sendo que a náusea, diarreia e vômito apresentaram maior intensidade nas duas primeiras semanas de tratamento. Esses efeitos diminuíram rapidamente depois das 4 semanas seguintes à primeira dose e com o passar das semanas.
Algumas reações ocorreram em menos de 10% dos pacientes:
- diminuição do apetite;
- indigestão;
- constipação;
- flatulência;
- distensão abdominal;
- refluxo gastroesofágico;
- arroto;
- fadiga;
- aumento do batimento cardíaco.
Outras reações mais raras, que ocorreram em menos de 1% dos pacientes, foi reação no local da injeção (irritação, coceira, inchaço e erupção). E reações alérgicas graves foram reportadas em menos de 0,1% dos pacientes.
Apresentando qualquer um desses efeitos colaterais converse com seu médico, ele irá analisar se deve continuar ou não com o tratamento.