Tetralysal, para que serve?
Tetralysal, para que serve? Tem algum perigo para saúde ou algum efeito colateral grave, que precise de cuidados? Neste post falaremos um pouco sobre o medicamento Tetralysal, indicado no tratamento de infecções tetraciclinas (antibióticos usados no tratamento de infecção causada por muitas bactérias gram-positivas e gram-negativas aeróbicas). Produzido pela Galderma, mesma fabricante de sabonetes galderma Soapex, cremes hidratantes, , shampoos e outros produtos para pele.
Para que serve o Tetralysal?
O Tetralysal é composto por 300 mg de limeciclina, tem ainda a versão Tetralysal 150 que contém 150 mg de limeciclina. Mesma composição dos medicamentos Meciclin da Germed Pharma e Limeciclina da EMS.
É um antibiótico muito usado por dermatologistas para tratamento de acne vulgar e de rosácea. Podendo ser associado ou não a um tratamento tópico.
A acne vulgar é uma doença não contagiosa e pode ser causada por estresse, hereditariedade, predisposição genética, infecção por bactérias ou alterações dos hormônios sexuais. Já a rosácea, é uma doença inflamatória crônica que provoca vermelhidão, podendo ser junto de inchaços pequenos, vermelhos e cheios de pus no rosto.
Tem perigos para saúde?
O antibiótico tetralysal não costuma apresentar efeitos colaterais graves. Os efeitos mais comuns entre os pacientes que tomaram foi dor de cabeça e distúrbios gastrointestinais como enjoo, dor abdominal e diarreia.
Outros efeitos reportados, mas que não se conhece a frequência:
- nível baixo de um tipo de glóbulos brancos
- deficiência de plaquetas no sangue
- perturbação visual
- inflamação na língua
- vômito
- febre
- icterícia
- hepatite
- reação anafilática
- transaminases aumentadas
- tonturas
- hipertensão intracraniana (pode dar cefaleia e alteração visual, o tratamento deve ser cessado imediatamente)
- depressão
- entre outros
Notando algo estranho que não estava sentindo antes de utilizar o medicamento, converse com seu médico para ele analisar se deve continuar ou não o uso.
Precisa ter atenção quanto a interações com outros medicamentos?
O Tetralysal pode causar o aumento da concentração de lítio no sangue, portanto se você utiliza este medicamento, tenha cuidado e fale com o médico.
Além disso, antiácidos contendo alumínio, cálcio ou magnésio e medicamentos contendo ferro, carvão ativado, colestiramina, quelatos de bismuto e sucralfato, podem reduzir a eficácia do antibiótico.
Não utilize o tetralysal com retinoides orais ou vitamina A em grande quantidade, há risco de aumento da pressão craniana. Nem com metoxiflurano, pois pode provocar problemas renais graves.
Nunca utilize medicamentos por conta própria e não tome antibióticos sem acompanhamento e recomendação médica. O consumo indiscriminado de antibióticos está gerando superbactérias, são bactérias resistentes aos próprios medicamentos. Estima-se que isto poderá levar à morte 10 milhões de pessoas por ano.