Como cuidar de kentia, Howea forsteriana
Como cuidar de kentia em vaso dentro de casa? A Howea forsteriana, conhecida como kentia ou palmeira kentia no Brasil, é uma planta perene nativa da Austrália e Oceania. É uma planta fácil de cuidar em local fechado. Ela faz parte das palmeiras tipo pena, com frondes largas em forma de pena, que não arqueiam muito e podem atingir 30 cm de comprimento. Neste post falaremos um pouco sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da palmeira kentia.
Dicas para cuidar de kentia, Howea forsteriana
A Howea forsteriana não costuma precisar de muitos cuidados, e até aguentam um pouco serem negligenciadas, mas isso não é recomendado para a planta não perder sua beleza. Pode atingir até 10 metro de altura, mas dentro de casa costuma ficar por volta de 3,6 m de altura. Produz flores brancas que aparecem em espigões, e frutos, mas os frutos demoram 15 anos para aparecerem.
É uma planta que gosta de temperaturas entre 16 e 24°C, mas não suporta temperaturas muito frias. Prefere luz de sol indireta, por isso não sofre dentro de casa, crescendo bem mesmo quando tem pouca luz.
Coloque em vaso bem drenado e utilize substrato que tenha drenagem rápida, pois ela não gosta de ficar encharcada! Ela se adapta à maioria dos substratos, desde argiloso ao alcalino, escolha um solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica.
Praticamente não precisa ser podada, se podar demais pode causar danos irreversíveis ao tronco. Remova as bases das folhas velhas, puxando-as suavemente para não machucar, senão ficará com cicatrizes permanentes ou até ferimentos que podem causar podridão do tronco.
Sua propagação é feita por sementes, sendo bem difícil de propagar, não recomendado para o cultivador comum. Compre ela já no vaso.
Também não gosta de ser removida do seu vaso original, faça replantio apenas quando ela as raízes ficarem grande demais para o vaso. Se não fizer isso as raízes ficarão compactadas demais dentro do vaso prejudicando a saúde da planta.
Quantidade de água na rega da kentia
A kentia é tolerante mais à seca do que ao excesso de água. A rega deve ser feita quando sentir a parte superior do solo seca, uns 2,5 cm. É só colocar a extremidade superior do dedo indicador na terra, essa parte do dedo tem 2,5 cm.
Dentro de casa pode ser necessário borrifar as folhas para aumentar umidade e remover poeiras. Elas sobrevivem melhor em condições bastante úmidas.
No inverno reduza um pouco a rega, deixando-a secar um pouquinho mais.
É tóxica para cães e gatos?
Não, a kentia não possui princípios tóxicos para cães e gatos. Mesmo assim evite que seu companheiro coma, pois ele pode ficar engasgado.