Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue
Realizou uma compra na AliExpress que não recebeu? A compra não tem código de rastreamento, está terminando o prazo de entrega e não sabe o que fazer? Veja agora como abrir disputa na AliExpress para produto não entregue. A disputa também pode ser aberta para outros casos como produtos diferentes da descrição, produtos danificados, produtos falsificados, problemas de qualidade, discrepância na quantidade e problema nos acessórios.
Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue
Estendendo o prazo de entrega
Antes de abrir disputa é muito importante verificar se o prazo de entrega está se esgotando. Se estiver, você pode solicitar extensão do prazo de entrega. É aconselhável realizar este aumento do prazo pois os Correios do Brasil costumam ter problemas nas entregas ou o produto pode ficar preso na fiscalização aduaneira.
Você pode estender o prazo entrando nos detalhes do produto e clicando em “Para estender o período de Proteção ao Consumidor clique aqui”.
Assim você ganha um tempinho a mais para aguardar a entrega do produto e não abrir disputa.
Abrindo disputa
Se o prazo estendido esteja acabando e você não recebeu o produto, será preciso abrir a disputa para solicitar reembolso do valor pago. Para abrir disputa acesse a página de pedidos http://trade.aliexpress.com/orderList.htm, procure pelo pedido que está com o prazo terminando e clique em “Abrir disputa”.
Vão aparecer detalhes do pedido com informações sobre a entrega, clique em “Abrir Disputa” que aparece na parte de cima da página, do lado direito do pedido.
Caso queira o reembolso clique em “Refund only”, se quiser devolver o produto e solicitar reembolso clique em “Return & Refund”.
Você precisará preencher o formulário de disputa. Comece selecionando se recebeu o produto ou não (1) em “Did you receive the item?”. Dependendo do que selecionar aparecerão as opções embaixo (2). No meu caso o produto não foi entregue e estava sem código de rastreamento, selecionei “Logistics tracking problem” e “Não há informações de rastreamento”. Digite o valor do reembolso (3) que está solicitando e dê detalhes do que aconteceu com o pedido (4). Se quiser pode adicionar fotos ou vídeo (5) como evidências. Quando terminar clique em “Submit” (6).
Depois disso o produto aparecerá com a informação “Disputa em andamento” (1), é preciso aguardar para o vendedor marcar se aceita ou não sua solicitação, ele tem 5 dias para isso. Caso queira editar o pedido é só clicar em “Edit” (2) embaixo dos detalhes da proposta. Nesta mesma tela é possível ainda cancelar a disputa (Cancel Dispute) ou adicionar a opção para retornar o produto clicando em “Add Return & Refund proposal”.
Você pode acompanhar todo o andamento da disputa pela página dos detalhes do pedido.
Recebendo o dinheiro
Se o reembolso for aceito e você realizou o pagamento por boleto bancário, a AliExpress enviará um e-mail explicando que seu dinheiro está na conta EBANX, clique em “Criar senha e acessar Ebanx”.
Faça cadastro no site Ebanx, depois clique no botão “Receber em conta bancária”.
Clique em “Preencher formulário de reembolso” e preencha os campos com os dados da sua conta.
No caso de compras no cartão de crédito o reembolso é realizado no próprio cartão.
Informações importantes
É muito importante ficar de olho no prazo de entrega, se ele terminar e a compra der como encerrada você não poderá mais abrir disputa, não será possível solicitar reembolso. Você terá que torcer para o produto chegar, senão terá perdido o dinheiro.
Caso o produto tenha chegado com defeito, abra imediatamente uma disputa no site explicando o problema, lembrando de clicar na opção “Return & Refund”, assim você enviará o produto de volta para o vendedor. Coloque fotos e vídeos mostrando o problema.
O prazo de espera na Alfândega varia de produto para produto, alguns podem ficar apenas alguns dias outros ficam meses. Pode acontecer da pessoa nunca receber o produto, por isso é importante saber como abrir disputa para não perder dinheiro.
Se recebeu o produto após ter sido reembolsado, você pode entrar em contato com o vendedor e explicar o ocorrido. Será possível fazer o pagamento da mercadoria novamente.
Quem não conseguir resolver o problema pode entrar em contato com o suporte Ali pela página http://www.aliexpress.com/help/newContactUs.htm .
Oi, poderia me ajudar? Fiz a compra de três produtos em uma loja e o vendedor só me mandou um dos produtos. Quero abrir uma disputa para ter o meu dinheiro dos outros dois produtos de volta. Mas que opção eu escolho? Por que não foi problema na alfandega ou de rastreio (apesar de o codigo de rastreio não funcionar no brasil). O problema foi que o vendedor não mandou o produto.
Olá Andressa
Você abre disputa do mesmo jeito e escolhe “Refund Only” depois “Did you receive the item” marque “Yes”. Em seguida selecione “Discrepancia de quantidade”, vai abrir outro menu, escolha “Faltam alguns produtos”. Depois é só digitar o valor dos produtos que faltaram dentro de “Refund Amount”, descrever o problema com detalhes, se quiser adicione uma foto ou vídeo. Quando terminar clique em “Submit”.
Pronto, é só aguardar a análise.
Abs