Saúde e Beleza

Aparelho auditivo gratuito, como conseguir?

Está precisando de aparelho auditivo e não tem dinheiro para comprar um? Ou conhece uma pessoa que está precisando de prótese auditiva mas não tem como pagar o valor cobrado? Veja agora como conseguir aparelho auditivo gratuito. Quais locais onde é possível se inscrever para ficar na fila e receber um aparelho de audição grátis. O SUS dá aparelhos grátis? Idosos têm direito?


Aparelho auditivo gratuito, como conseguir?

O SUS oferece aparelho auditivo grátis?

O Ministério da Saúde possui uma portaria específica para “Atenção Especializada às Pessoas com Deficiência Auditiva no Sistema Único de Saúde (SUS)“. Em São Paulo até existiu o Núcleo Integrado de Saúde Auditiva. Mas infelizmente parece que, com os cortes do Governo, o serviço de Aparelhos Auditivos e Próteses Auditivas gratuitas não está mais disponível no SUS nem para pessoas de baixa renda nem para idosos.

O que você pode fazer é abrir reclamação na Ouvidoria do SUS nesta página. Também é possível fazer reclamação ligando para o Disque Saúde no telefone 136, funciona de segunda a sexta das 8 às 20 horas.

Aparelho auditivo gratuito, como conseguir?

Aparelho auditivo gratuito, como conseguir?

Algumas pessoas podem conseguir entrando em contato com um dos Centros Especializado de Reabilitação (CER) do Governo. Mas eles especificam que “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas“. Os endereços estão nesta página, clique no link “Veja Centro Especializado em Reabilitação”.

Outras maneiras de tentar um aparelho de audição grátis

Quem quiser também pode tentar entrar em contato com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, pode ser que eles consigam indicar algum local que ofereça os aparelhos, mesmo que tenha fila. É possível falar com eles por:

  • Telefones:
    • 0800 7710 821
    • (11) 5053-7500
  • WhatsApp
    • (11) 95266-1614

Outra dica é entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade para saber se tem alguma instituição que esteja doando aparelhos auditivos.

Instituto CEMA dá aparelhos grátis?

Por causa de um boato que está há mais de 10 anos correndo pela internet, muitas pessoas acham que é só chegar no hospital CEMA em São Paulo e pedir um aparelho auditivo. Mas infelizmente é mentira!

Eles até dão próteses auditivas grátis para pessoas de baixa renda, mas a fila de espera é enorme. Pode levar mais de 5 anos para o cliente receber o aparelho. É importante avisar que o CEMA atende somente pessoas do município de São Paulo. Quem quiser tentar pode ligar para SAC CEMA no telefone (11) 2602-8000.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!