Banana muito madura previne o câncer, mito ou verdade?

Banana muito madura previne o câncer, mito ou verdade? De vez em quando surgem algumas teorias de que tal fruta, ou tal alimento, cura ou previne alguma doença específica. Agora foi a vez da banana, que se a pessoa comer bananas maduras previne o câncer, pois teoricamente ela contém um tipo de substância que estimula o sistema imunológico. Mas será que isso é verdade?


E então, banana muito madura previne o câncer #ounão?

Infelizmente, para a tristeza de muitas pessoas, não, a banana não contém substância que previna ou cure o câncer.

A publicação, compartilhada na internet desde 2012, cita um estudo japonês afirmando o seguinte:

De acordo com uma recente pesquisa feita por cientistas japoneses, a banana madura (com a casca apresentando algumas manchas escuras) produz uma substância chamada TNF (Fator de Necrose Tumoral), que consegue combater, no nosso organismo, células com anomalias. Na banana madura são maiores os níveis de antioxidantes, que protegem o corpo contra doenças cardíacas e o câncer.

Este Fator de Necrose Tumoral é uma proteína produzida pelos glóbulos brancos de um mamífero em resposta a um antígeno ou infecção. Pode aumentar a resposta imune de uma pessoa e também pode causar necrose (morte celular) de alguns tipos de células tumorais.

O estudo “Differences in Biological Response Modifier-like Activities According to the Strain and Maturity of Bananas”, publicado na Food Science and Technology Research, sugere que as bananas têm potencial para “prevenir doenças relacionadas ao estilo de vida e carcinogênese”. Eles analisaram os efeitos do suco de banana injetado em camundongos, para descobrir sua capacidade de produzir resposta imune, que incluiu a produção da proteína Fator de Necrose Tumoral (TNF). Foi visto que a banana induziu uma resposta imune maior conforme amadureceu.

E então, é verdade que banana muito madura previne o câncer?
Banana muito madura previne o câncer

Mas nada no estudo sugere que os humanos devem aumentar o consumo de bananas maduras, nem que a fruta seja capaz de prevenir doenças como câncer ou gripe. Não existe afirmação de que a banana contenha TNF, pois esta proteína não é encontrada em plantas ou frutas!

Portanto, a banana não tem capacidade de prevenir ou curar câncer. Além disso, é importante ter cuidado com o consumo excessivo de bananas muito maduras, pois elas contêm amido e alto teor de açúcar, que podem levar à obesidade. Uma dieta balanceada com até duas bananas por dia, é o ideal para a maioria das pessoas.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.