Benefícios da linhaça para a saúde
Os benefícios da linhaça para a saúde são muitos, por isso, muitas pessoas passaram a incluir esta semente na sua alimentação diária. É um alimento altamente funcional e pode ser consumido todos os dias de preferência na forma triturada.
Os principais benefícios da linhaça para a saúde
– Pode melhorar as funções intestinais. A linhaça é uma ótima fonte de fibras que funcionam como um laxante natural. Desta forma, ajuda na digestão e funcionamento do intestino. Estudos em ratos mostraram que a farinha de linhaça se mostrou ser um laxante em condições normais e de constipação.
– Pode melhorar a saúde do coração. O ômega 3 presente na semente ajuda na redução do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Além disso a linhaça também possui uma série de ácidos responsáveis pela boa saúde cardíaca. Estudos em animais mostraram que a farinha de linhaça reduziu a progressão de aterosclerose induzida por dieta com consumo de alto colesterol ou alto teor de gordura trans.
– Ajuda no controle do diabetes. As propriedades da linhaça possuem baixo índice glicêmico e digestão lenta, evitando picos de glicose e aumento da insulina no sangue. Suplemento de linhaça reduziu os níveis de glicose no sangue de pessoas com diabetes tipo 2 e reduziu glicose no sangue em indivíduos com pré-diabetes.
– Contribui para o emagrecimento. Por ser rica em fibras, a semente promove uma sensação de saciedade por mais tempo, evitando o aparecimento da fome.
– Reduz inflamações no organismo. O Ômega 3 também é responsável por evitar o aparecimento de infecções oportunistas no nosso organismo.
– Ameniza os sintomas da TPM e da Menopausa. A isoflavona presente na semente é ótima para o controle dos hormônios femininos, interferindo assim, positivamente no alívio dos sintomas da TPM e menopausa. Um estudo com 140 mulheres na pós-menopausa, mostrou que a dieta suplementada com linhaça diminuiu os sintomas da menopausa, melhorando a qualidade de vida.
– Controla a pressão arterial. Ajuda a evitar a retenção de líquidos no corpo, que é uma das causas do aumento de pressão. Estudo em humanos mostrou que a semente de linhaça reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em pacientes com doença arterial periférica.
Qual a diferença entre linhaça dourada e marrom?
A diferença nutricional entre elas é muito pequena. Portanto, você pode consumir qualquer uma das duas que consegue todos os benefícios da linhaça da mesma forma. O que muda é apenas a cor e a origem.
A linhaça dourada tem a casca mais fina e um sabor um pouco mais suave que a marrom. Mesmo sendo um pouco mais cara, a linhaça dourada geralmente é mais consumida no país. A linhaça marrom é mais barata, pois sendo oriunda de climas mediterrâneos, se adapta melhor aos solos brasileiros e por isso é muito produzida por aqui.
Dicas de como consumir a linhaça
A maneira mais aconselhável de se consumir a linhaça é através da farinha da semente. Desta forma ela será melhor absorvida pelo organismo e é possível obter todos os benefícios da linhaça para a saúde.
Você pode encontrar a farinha da semente da linhaça em vários mercados do país. É possível adicioná-la em iogurtes, saladas, shakes, sopas e onde mais a sua imaginação mandar. Confira também algumas receitas com linhaça para ajudar a preparar pratos deliciosos.
Se você preferir a semente de linhaça inteira, infelizmente não obterá os benefícios, pois seu intestino não consegue quebrar a casca externa das sementes. Caso tenha comprado as sementes inteiras, triture no processador e guarde em recipiente hermético.