Saúde e Beleza

Benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde

A Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma cactáceatrepadeira folhosa, também conhecida como orabrobó, lobrobó ou lobrobô. Seu nome vem do latim ora pro nobis que significa ora por nós (ou rogai por nós), É uma hortaliça originária do continente americano, sendo encontrada tanto na Flórida quanto em Minas Gerais. Ela é muito usada em cercas vivas mas atualmente está famosa por suas folhas e frutos serem consumidas como alimento e terem propriedades boas para a saúde. Veja agora alguns benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde, alguns motivos para consumir esta hortaliça pouco explorada comercialmente.


Benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde

Benefícios da ora-pro-nóbis

– Fonte de proteína

A ora-pro-nobis é conhecida como “carne de pobre” pois possui 25% de proteínas. Uma quantidade altíssima quando comparada com outros vegetais como, por exemplo, o espinafre que possui 2,2% de proteínas. Essas proteínas são de alta digestibilidade, ou seja, são aproveitadas quase em sua totalidade pelo organismo.

– Fonte de vitamina

As folhas da hortaliça são ricas em vitaminas A, B e C. A quantidade de vitamina C é quatro vezes maior que uma laranja.

– Fonte de minerais

Além de ser rica em proteínas e vitamina, as folhas dela também são ricas em ferro, magnésio, cálcio e fósforo.

Benefícios da Ora-pro-nóbis para a saúde

Benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde

– Melhora anemia ferropriva

Devido ao alto teor de ferro, ela é muito usada para curar anemia por falta de ferro no sangue.

– Regula o intestino e ajuda a emagrecer

Devido ao alto teor de fibras do tipo mucilagens, que retém água aumentando de tamanho no estômago, contribuindo para o bom funcionamento do intestino. Prevenindo doenças como varizes, hemorróidas, câncer de cólon e tumores no intestino. Além de contribuir para o emagrecimento devido a sensação de saciedade causada pelas fibras.

– Regulagem do colesterol

Pesquisadores conseguiram isolar sitosterol e o estigmasterol que podem ser usados na indústria de margarinas. Estes compostos têm capacidade de reduzir os níveis de colesterol LDL, o colesterol ruim.

Como consumir a ora-pro-nobis

A ora-pro-nobis pode ser consumida fresca, seca ou moída.

Suas folhas podem ser usadas cruas como saladas ou desidratadas e trituradas. Quando triturada pode ser utilizada como farinha para preparo de massas e pães.

Além de saladas as folhas também podem ser consumidas misturadas em sopas, omeletes e refogados. Alguns lugares de Minas Gerais usam a ora-pro-nóbis misturada com o feijão e servida com o angu. Quem for refogar as folhas o indicado é cortá-las ao meio e fritar com pouco óleo (azeite), mexendo sem parar até sumir a baba.

Já os botões das flores podem ser consumidos crus ou refogados (mergulhando rapidamente na água fervente).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário