Os benefícios da pimenta para a saúde
Amada por uns e odiada por outros, podemos dizer que a pimenta é um dos melhores alimentos termogênicos disponíveis. Se você quer emagrecer, por exemplo, ela pode ser um grande auxiliar. Os benefícios da pimenta para a saúde são muitos e hoje mostraremos neste post o porquê você deve inserir este item na sua alimentação sempre que possível.
Os principais benefícios da pimenta para a saúde
Ela pode aparecer em molhos, temperos, saladas e até bebidas. Fato é que a pimenta é um alimento rico em vitaminas, minerais e seu efeito termogênico ainda pode ajudar a queimar calorias um pouco mais rápido. Veja abaixo os principais benefícios da pimenta para a saúde:
Ajuda a emagrecer
Por ser um alimento termogênico, a pimenta acelera o metabolismo e consequentemente aumenta o consumo de calorias pelo corpo. O resultado disso? A perda de peso. Hoje é possível ver a pimenta até em fórmulas de suplementos para emagrecer. Se você está em processo de emagrecimento, procure incluir a pimenta nas suas refeições.
Possui ação antioxidante
A pimenta é rica em antioxidantes, que colaboram para combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células e também causam inflamações.
Ajuda a reduzir as dores
A pimenta possui uma substância chamada capsaicina, que funciona como um relaxante muscular. Existem ainda estudos que buscam comprovar a sua eficácia em tratamentos de fibromialgia. Porém, ela não é indicada para pessoas que sofrem com problemas do refluxo ou outros problemas gastrointestinais.
Fornece uma série de vitaminas para o organismo
A pimenta fornece ao organismo as vitaminas C, que ajuda na melhora do sistema imunológico, vitamina B6, que colabora para uma melhor produção de serotonina, evitando problemas como a ansiedade, vitamina K que melhora a coagulação do sangue e a saúde dos ossos.
Também estão presentes minerais como potássio, que trabalha para regular a pressão arterial e melhor funcionamento dos rins. O cobre, mesmo em quantidade bem pequena, colabora para um bom funcionamento do sistema nervoso.
Pode ajudar e evitar doenças cardíacas e controlar a liberação de insulina
Estudos mostram que o consumo de pimenta pode ajudar na melhor circulação do sangue e consequentemente diminuir a incidência de doenças cardíacas. O mesmo vale para a insulina. Quando ela não é liberada sem controle no organismo, não há acúmulo de gordura, evitando a obesidade e a possibilidade de desenvolver a diabetes.
Pimenta é relaxante
Como mencionamos anteriormente, a pimenta ajuda na produção de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar, desta forma a pessoa se sente mais relaxada, menos estressada. Uma pessoa relaxada sofre menos com doenças como a depressão e a ansiedade.
Agora que você já conhece os principais benefícios da pimenta para a saúde, pode tentar incorporar este alimento na sua rotina mais vezes. Como você gosta de usar a pimenta no dia a dia? Compartilhe sua opinião na área de comentários.