Variedades

Como fazer pimenta em conserva

Você ama pimenta? Adora coloca pimenta no feijão ou no tomate ou seja lá em qual comida for? Pois então você precisa aprender a como fazer pimenta em conserva. A pimenta caseira é a melhor maneira de comer pimenta, uma vez que estes molhos de pimenta industrializados levam vários conservantes que nem sabemos o que podem causar à saúde.


Como fazer pimenta em conserva

Pimenta em conserva com óleo ou azeite

Compre as pimentas que preferir (biquinho, dedo-de-moça, cumari, de bode, malagueta etc), elas precisam estar frescas e lavadas, sem talos. Você também vai precisar do pote de vidro limpo para conserva com tampa e azeite ou óleo (o que achar melhor). Também irá utilizar água quente e água gelada. Resumindo:

  • pimentas de sua preferência
  • pote de conserva (esterilizado)
  • azeite ou óleo
  • água quente e gelada

É importante primeiro realizar o branqueamento das pimentas. Para isso coleque-as em uma panela que esteja com a água fervendo. Deixe 1 minuto, tire e coloque em uma vasilha com água e gelo, para dar o choque térmico. Depois passe no papel toalha rapidamente para tirar excesso de água.

Como fazer pimenta em conserva

Como fazer pimenta em conserva caseira

Coloque todas as pimentas no pote de vidro. Cubra todas as pimentas com azeite ou óleo. Tampe o vidro. Deixe uns 10 a 15 dias antes de consumir.

Após aberto dura uns 30 a 40 dias no máximo, tem que ser mantido na geladeira!

Cuidado se utilizar algum outro legume junto na conserva, pois estes podem estragar e formar bactérias! Se o azeite diminuir, adicione mais azeite até cobrir as pimentas.

Pimenta em conserva com vinagre sem azeite nem óleo

Outras pessoas podem preferir a conserva de pimenta no vinagre. Nesta receita não se usa nem azeite nem óleo. É uma das mais indicadas para pessoas comuns pois o risco de contaminação é menor do que na de azeite/óleo.

Você vai usar os seguintes ingredientes:

  • vidro esterilizado (explicação no final)
  • pimentas de sua preferência
  • vinagre branco fermentado de álcool (com taxa de acidez de no mínimo 5%)
  • sal a gosto
  • 5 gotas de limão
  • outros temperos (se quiser)

Esterilize o vidro como explicado abaixo.

Coloque as pimentas no vidro até o nível da tampa. Quem quiser pode fazer o processo de branqueamento como explicado acima, mas não é obrigatório.

Pingue as gotas de limão, coloque o sal e outros temperos que gostar (louro, mostarda etc). Dentes de alho podem ser adicionados, eles dão um sabor mais forte na conserva.

Em seguida encha o vidro com vingre até cobrir tudo e tampe bem. Agite o vidro para misturar todos ingredientes.

Deixe em local fresco e fora da luz por uns 10 a 15 dias antes de consumir. Sempre manter na geladeira após aberta! Se o vinagre diminuir conforme o consumo, adicione mais vinagre até cobrir as pimentas.

Esta conserva dura mais tempo que a de azeite pois o vingre não deixa formar bactérias. Algumas pessoas falam que podem durar 1 ano.

Esterilizar o vidro da conserva

O aconselhável é esterilizar o vidro da conserva para não estragar sua pimenta em conserva caseira.

Uma das maneiras mais simples de esterilizar vidros é colocá-lo em uma assadeira e colocar no forno desligado. Em seguida ligue o forno a 200ºC, quando atingir esta temperatura marque 20 minutos. Depois diminua a temperatura para o mínimo e deixe o vidro no forno até a hora que for usar.

Esterilize a tampa colocando-as na água fervente por 5 minutos. Remova da panela e coloque em cima do papel toalha para secar. Não seque a tampa com o papel, só deixe secar em cima de um.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários

  1. Dulce Antonio melga& disse:

    Quero aprender preparar em conserva ou molho, a pimenta malagueta.