Saúde e Beleza

Benefícios do mel de abelha para a saúde


O mel é um dos alimentos mais versáteis e também mais saborosos. Além disso, os benefícios do mel de abelha para a saúde são tantos, que todos deveriam incluí-lo por mais vezes na sua alimentação.

Assim como qualquer outro alimento, mesmo sendo saudável, não deve haver exagero no consumo. O mel no organismo se transforma em açúcar e ao invés de benéfico, pode se tornar prejudicial para a saúde.

Os principais benefícios do mel de abelha para a saúde

Benefícios do mel de abelha para a saúde

Ao consumir o mel em quantidades moderadas, você pode alcançar os seguintes benefícios para a saúde:

Controle da hipertensão arterial

O mel é rico em potássio e magnésio. Estes são dois minerais essenciais para quem deseja ter um bom controle da pressão arterial. Além destes dois minerais, também estão presentes o enxofre, fósforo, selênio, cálcio, zinco, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E e C, dentre outros.

Previne o envelhecimento precoce das células

O mel tem propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e a produção desordenada das células. Sem contar que também melhora o sistema imunológico do indivíduo.

É um ótimo hidratante para a pele

Por ter antioxidantes poderosos como mencionamos acima, o mel é um ótimo ingrediente para a saúde da pele. Ele é um hidratante natural, que evita o ressecamento e evita a propagação de fungos e bactérias. Ele ainda ajuda para melhorar manchas de queimaduras e cortes.

É um ótimo aliado durante gripes e resfriados

O mel possui propriedades antissépticas e antibacterianas que são ótimas para combater os sintomas da gripe. Ele também possui ação expectorante, colaborando naqueles dias em que a tosse não passa de jeito nenhum. Uma mistura de mel com própolis e/ou limão é um senhor remédio para dor de garganta.

Tratamento para cravos e espinhas

Se você sofre com muitos cravos e espinhas no rosto, basta fazer uma máscara de mel e limão para ter os benefícios antibacterianos e anti-inflamatórios. Aplique no rosto deixando agir por 15 minutos e enxágue bem em seguida. Prefira aplicar esta máscara durante a noite, pois se houver resíduos de limão no rosto, com a exposição ao sol, pode resultar em queimaduras graves.

Aumenta a energia para realizar as suas tarefas

Um dos maiores benefícios do mel de abelha para a saúde é justamente o aumento da energia para realizar as suas tarefas. Como ele possui um alto teor de glicose, este “açúcar” é transformado em energia. Por ser justamente rico em glicose e frutose, ele deve ser consumido com moderação.

Outros benefícios do mel de abelha para a saúde são: Melhora da tosse e infecções de garganta, reduz a absorção de colesterol ruim, é eficaz contra úlceras estomacais, melhora a qualidade do sono, dentre outros.

Quem não deve consumir o mel?

Mesmo sendo muito benéfico para a saúde, o mel não deve ser consumido por:

– Crianças menores de três anos de idade
– Diabéticos, pois a glicose presente no alimento eleva rapidamente a taxa de açúcar no sangue
– Alérgicos

Agora que você já conhece alguns dos benefícios do mel para a saúde, que tal incluí-lo mais vezes na sua alimentação?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário