Saúde e Beleza

Benefícios do orégano para saúde

O Origanum vulgare, mais conhecido como Orégano, é uma erva perene e aromática que dá flor, da família da hortelã, Lamiaceae. É nativa do oeste e sudeste da Eurásia e da região Mediterrânea. A parte que pode ser consumida são as folhas secas ou frescas, muito famosa nas pizzas dando o gosto característico que tantos amam. Mas você sabe quais os benefícios do orégano para saúde? Além de gostosa, esta erva pode trazer vários benefícios para sua vida como, por exemplo, contribuir para perda de peso. Saiba mais abaixo.


Benefícios do orégano para saúde

Benefícios do orégano

Antioxidante para fortalecer o sistema imunológico

O orégano contém diversos fitonutrientes incluindo timol e ácido rosmarínico. Estes são potentes antioxidantes que podem impedir danos relacionados ao oxigênio nas estruturas celulares pelo corpo. Combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento e prevenindo doenças. Ele tem potência antioxidante 42 vezes mais forte que as maçãs, 30 vezes mais que as batatas e 12 vezes mais que as laranjas.

Antifúngico e antibacteriano

Pesquisas com o óleo de orégano mostraram que ele contém timol e carvacrol, dois potentes antimicrobianos, que inibem o crescimento de bactérias inclusive da Listeria monocytogenes e Staphylococcus aureusAlguns estudos descobriram também que o óleo de orégano é útil no combate de algumas espécies do fungo Candida, outros que ele é bom contra giárdia.

Benefícios do orégano para saúde

Benefícios do orégano para saúde

Propriedades Anti-inflamatórias

Pesquisadores descobriram que o orégano é rico em beta-cariofileno (E-BCP), substância que inibe inflamaçõess e pode também ser benéfica para condições como osteoporose e arteriosclerose.

Protege contra o câncer

Pesquisadores descobriram que o orégano tem atividade anticancerígena, incentivando a parada do ciclo celular e a apoptose, que é o suicídio das células cancerosas, no câncer de mama. Também foi registrado redução do crescimento e morte celular nas células de cancro no cólon, próstata, pele e leucemia.

Rico em vitamina K

O orégano contém vitamina K, uma vitamina que promove o crescimento ósseo, a manutenção da densidade óssea além de produzir proteínas para coagulação sanguínea, protegendo a pessoa de sangrar até a morte ao se cortar ou ferir.

É importante lembrar que o consumo excessivo de orégano deve ser evitado por grávidas e bebês ou por pessoas que tenham pressão alta ou problemas de coração. Nestes casos o ideal é primeiro conversar com médico responsável pelo seu tratamento.

Como consumir orégano

Caso utilize o orégano fresco, o ideal é adicioná-lo no final do processo de cozimento, pois o calor pode remover um pouco do sabor. Já se for o orégano seco o ideal é adicionar no início do preparo da comida.

Ele pode ser utilizado com pizza, cogumelos salteados, cebolas salteadas. No pão de alho, em omeletes e fritadas.

Aqueles que não gostarem nem do fresco e nem da erva, podem tentar o óleo de orégano orgânico. Este pode ser usado no preparo de alguns pratos ou em saladas. Algumas pessoas misturam com um pouco de água e bebem. Outras pingam algumas gotas do óleo em uma fruta para terem os benefícions mencionados anteriormente.

Como escolher orégano e armazenar

Sempre que possível prefira o orégano fresco ao invés do seco, pois tem muito mais aroma e sabor. As folhas têm que estar com verde vibrante e o caule firme. Não podem conter marcas amarelas nem escurtas, pois isto indica que já está passando do tempo. Quando estão frescos precisam ser guardados na geladeira enrolados no papel toalha ligeiramente umedecido para não queimar as folhas. Quem preferir pode congelar picado.

Caso compre a erva seca dê preferência para locais de venda de orgânicos que costumam ter ervas de qualidade superior às dos mercados. Orégano seco tem que ser guardado em potes de vidro fechados em local escuro. Costumam durar 6 meses.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!