Saúde e Beleza

Benefícios da hortelã para a saúde

A hortelã é uma planta altamente consumida no Brasil. Ela pode ser usada em receitas durante o preparo de pratos brasileiros ou árabes, por exemplo, como também pode ser usada no meio medicinal. Muitos dizem que uma simples xícara de chá de hortelã pode fazer milagres. Fato é que são muitos os benefícios da hortelã para a saúde e é isso que vamos mostrar agora.


Os benefícios da hortelã para a saúde

Geralmente, a hortelã é mais consumida em forma de chá por ser uma bebida agradável e fácil de agradar ao paladar. Mas você também pode usá-la em receitas ou saladas. Procure sempre usar as folhas frescas, tanto para o preparo de chás quanto para o preparo de pratos. Na versão desidratada, muitas das propriedades da hortelã são perdidas. Veja os principais benefícios que você pode ter ao usar esta planta:

Benefícios da hortelã para a saúde

Você pode usar a hortelã para fazer chás, bebidas diversas e temperos.

– Faz bem para a pele: A hortelã possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, por isso, os produtos que são feitos tendo a hortelã como ingrediente principal podem hidratar e proteger a pele de doenças como o câncer de pele. Também é muito usada para a prevenção de acnes e espinhas.

– É um diurético natural: Ajuda na liberação de toxinas e é altamente eficiente para eliminar os resíduos corporais que não fazem bem.

– Alivia cólicas menstruais: A hortelã tem propriedades que ajudam a amenizar as dores provocadas pelas cólicas menstruais.

– Alívio para dores de cabeça: Dizem que ao inalarmos o hortelã durante alguns minutos, este pode aliviar pequenas dores de cabeça.

– Ajuda para combater a gripe: O mentol presente na hortelã reduz a quantidade de muco que fica armazenada no pulmão durante a gripe e infecções respiratórias. Também alivia a congestão no peito.

– Combate o mau hálito: A hortelã possui propriedade antibacteriana. Ao mastigar folhas de hortelã, o óleo liberado ajuda a prevenir problemas bucais.

– Combate o estresse: O chá de hortelã pode ser um ótimo aliado para combater o estresse. Assim como a camomila e o maracujá, ele possui propriedades calmantes naturais.

– É um ótimo digestivo: A hortelã possui várias enzimas digestivas que auxiliam no processo da digestão. Também é um ótimo remédio para combater náuseas e enjoos.

Como preparar o chá de hortelã

Para preparar o chá de hortelã, basta colocar de duas a três colheres de sopa de folhas frescas (inteiras ou trituradas) em uma xícara e adicionar cerca de 150ml de água fervente. Deixe agir por pelo menos cinco minutos e adoce de acordo com o seu gosto. Para obter ainda mais benefícios da hortelã, você pode ingerir o chá por duas a três vezes por dia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários

  1. Ana Lucia disse:

    Ameeei… Ajudou muito!!!