Como bloquear o Auto Refresh de páginas da web
Quem costuma ler sites de notícias já deve ter reparado que alguns deles recarregam a página automaticamente. Este recarregamento automático ou atualização automática ou Auto Refresh como é mais conhecido, é usado por diversas páginas na web e pode ser bastante irritante principalmente quando estamos no meio da leitura e a página recarrega sozinha. Veja agora como bloquear o Auto Refresh de páginas da web no Firefox, Internet Explorer, Chrome e Opera.
Como bloquear o Auto Refresh de páginas da web
Bloquear auto refresh no Firefox
No Firefox Quantum ou superior digite na barra de endereços about:config e aperte Enter no teclado. Clique no botão “Eu aceito o risco!”.
No campo de busca digite accessibility.blockautorefresh depois dê dois cliques em cima do que vai aparecer na parte debaixo do menu (2) para passá-lo para “true”.
Em versões anteriores do Firefox clique no botão de três traços no canto superior direito e entre em “Opções”.
No menu da esquerda clique em “Avançado” (1) e depois na aba “Geral” (2). Dentro de “Acessibilidade” marque a opção “Alertar se sites tentarem redirecionar ou recarregar página”.
Pronto, depois pode fechar. Caso um site tente recarregar automaticamente a página, o Firefox irá alertá-lo antes disso acontecer para você não perder o que estiver lendo.
Bloquear recarregamento automático no IE
Abra o Internet Explorer, clique no botão da engrenagem no canto superior direito e selecione “Opções da Internet”.
Clique na aba “Segurança” e depois no botão “Nível personalizado…”.
Desça a tela quase toda até ver a opção “Permitir META REFRESH”, selecione a opção “Desabilitar” (1). Quando terminar clique em “Ok”.
Pronto, o Internet Explorer não vai mais deixar as páginas se recarregarem sozinhas.
Bloquear recarregamento automático no Chrome
Infelizmente o Google não disponibiliza o bloqueio do recarregamento como o Firefox e IE. Uma maneira de tentar bloquear é desabilitaando o Java na página em questão, mas fazendo isto alguns recursos da página não serão carregados. Eu testei em uma página e funcionou, mas o método pode não funcionar para todas elas pois existem duas maneiras de auto refresh, uma por Java e outra HTML.
Acesse a página que tem auto refresh e copie o endereço completo dela, vamos supor que seja o G1 então o endereço é g1.globo.com.
Abra o Chrome, clique em “Configurações”.
Desça na tela toda e clique me “Avançado”.
No campo “Privacidade” clique em “Configurações de conteúdo”.
Dentro das configurações de conteúdo clique em “JavaScript”.
Clique em “Adicionar” do lado direito de “Bloquear”.
Cole o endereço do site no campo (1) e clique em “Adicionar” (2).
O site em questão aparecerá dentro do campo “Bloquear”, que são os sites com java bloqueado. Clicando no botão de três bolinhas do lado direito do site você pode “Permitir”, “Editar” ou “Remover” o bloqueio ao site.
Existem algumas extensões para Chrome que prometem parar o carregamento automático, mas a maioria delas não estão funcionado corretamente. Por isso não indiquei aqui.
Bloquear recarregamento automático no Opera
Assim como o Chrome, as novas versões do Opera não possuem bloqueio automático de recarregamento. Você poderá adicionar a página em questão no bloqueio do Java para tentar impedir o recarregamento da página.
Copie o endereço completo do site. Abra o Opera, clique em “Menu” no canto superior esquerdo e selecione “Configurações”.
No menu da esquerda clique em “Sites”. Do lado direito desça até o campo “JavaScript” e clique em “Gerenciar exceções”.
Cole o endereço do site dentro do campo “Padrão de nome” (1), do lado direito dele clique em “Permitir” e modifique para “Bloquear” (2). Quando terminar clique em “Concluído” (3).
Lembrando que essa dica só vai funcionar se o site usa o recarregamento automático com JavaScript.
Essas são algumas maneiras de bloquear o Auto Refresh de páginas, infelizmente para Chrome e Opera ainda é difícil fazer o bloqueio. Pode ser que apareça alguma extensão que realmente funcione. Aproveite para ver como usar extensões do Chrome no Opera.
PARECE QUE FUNCIONOU OK… ESTOU TESTANDO NO SITE DA ISTOE E PARECE OK.
É Eder, em alguns sites esta dica dá certo sim. Tem outros sites que já conseguem burlar usando outros scritps. Mas fazendo isso deve conseguir bloquear na maioria deles.
Abs