Como cancelar CPF de pessoa falecida


Como cancelar CPF de pessoa falecida? Algum familiar faleceu e gostaria de saber como proceder para cancelar seu CPF? Será que o cancelamento de CPF de pessoa que morreu não é automático? Veja todas as respostas para estas perguntas abaixo, e como proceder se precisar tirar segunda via do CPF da pessoa falecida.

Como cancelar CPF de pessoa falecida

Agora quando um CPF é vinculado à certidão de óbito ele passa para situação cadastral “Titular falecido”, ou seja, o processo é automático assim que informar o falecimento no cartório de Registro Civil. A pessoa pode cumprir todas as obrigações do espólio perante os órgãos públicos e entidades privadas que não terá problemas.

Como cancelar CPF de pessoa falecida
Como cancelar CPF de pessoa falecida

Pessoas com bens a inventariar (falecido com herança) poderão fazer a última Declaração de Imposto de Renda que é chamada de Declaração Final de Espólio, para formalizar o fim do processo de inventário.

Pessoas que não tenham bens a inventariar e queiram ter ceteza que o CPF foi cancelado, podem comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal levando documento do falecido.

2ª segunda via cpf de falecido

Caso não esteja precisando do CPF da pessoa que morreu mas não está encontrando em casa, você pode solicitar a segunda via na unidade de atendimento da Receita Federal da sua cidade.

Se a pessoa falecida tem bens a inventariar quem pode solicitar o documento é o inventariante, cônjuge meeiro, convivente ou o sucessor a qualquer título. Se a pesso não possui bens então pai, filho ou irmão podem solicitar a segunda via do CPF.

Leve os seguintes documentos:

  • documento provando a necessidade do CPF;
  • certidão de óbito;
  • documento com indentificação do falecido, data de nascimento, naturalidade e filianção (se a certidão de óbito já não tiver estes dados);
  • documento identificação do inventariante, cônjuge meeiro, convivente ou do sucessor a qualquer título (se tiver bens)
  • documento comprovando parentesco (se não tiver bens)

Quem não tiver a certidão de óbito precisará solicitar uma nova no cartório de Registro Civil onde a pessoa faleceu.

Imposto de Renda de pessoa falecida com CPF já cancelado

Se você está tentando enviar uma declaração IR e está dando que o CPF foi cancelado, procure uma unidade de atendimento da Receita Federal, eles poderão liberar o CPF para você poder finalizar o envio da declaração.

Localizar CPF pessoa falecida

Se estiver precisando do CPF da pessoa falecida para processo de cidadania e não tem a numeração, basta comparecer em uma unidade da Receita Federal levando certidão de óbito e documento para provar sua filiação à pessoa. Eles irão pesquisar e descobrir o CPF, se não for encontrado nenhuma numeração você poderá solicitar a emissão do CPF para esta pessoa falecida que não possui documento.

3 comentários em “Como cancelar CPF de pessoa falecida”

Os comentários estão encerrado.