Variedades

Como regularizar CPF


Como regularizar CPF pendente de regularização, suspenso, cancelado, titular falecido ou nulo? Foi verificar sua situação cadastal no CPF e apareceu alguma destas situações? Não tem idéia do que fazer? Explicaremos abaixo como fazer pedido de regularização de CPF online.

Como regularizar CPF

Antes de mais nada você precisa saber qual a situação do seu CPF, nesta página é possível consultar a Situação Cadastral. Digite seu CPF, data de nascimento, selecione “Não sou robô” e clique em “Consultar”.

  • Pendente de regularização é quando o contribuinte não entregou alguma Declaração do IR nos últimos cinco anos;
  • Suspenso é quando o cadastro está incompleto ou incorreto;
  • Cancelado é quando está cancelada por multiplicidade (decisão administrativa ou judicial);
  • Titular falecido é quando foi incluído o ano do óbito;
  • Nulo é quando o CPF foi anulado por fraude.

Solicitar regularização CPF suspenso pela internet

Se a sua situação for SUSPENSO e você não esteve obrigado a entregar a Declaração de Imposto de Renda nos últimos cinco anos ou se tenha entregado todas as declarações devidas, então você pode acessar esta página da Receita Federal e preencher com seus dados. Preencha as informações pessoais e depois endereço completo. Quando terminar clique em “Enviar”.

Como regularizar CPF situação SUSPENSO

Como regularizar CPF em situação SUSPENSO

Dependendo do caso ou se aparecer escrito “Não conclusivo” você pode ser chamado para comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal para concluir a regularização levando os documentos necessários.

Quem tinha que ter entregue a declaração DIRPF e não entregou, a situação será regularizada quando entregar as declarações pendentes.

Solicitar regularização de CPF suspenso no banco e no exterior

Também é possível solicitar a regularização no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios, para isso é preciso pagar uma taxa de 7,00 reais (2018).

Quem mora no exterior pode regularizar comparecendo em uma das representações diplomáticas brasileiras, o processo é gratuito. Também é possível regularizar ligando para +55 11 3003 0146.

Solicitar regularização do CPF cancelado, nulo ou falecido

Se no seu caso estiver aparecendo algumas destas três situações erroneamente, então você precisa comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal para regularizar sua situação. Não tem outra maneira, pois será preciso apresentar documentos pessoais e explicar o problema.

Veja nesta página todos os endereços de atendimento da Receita e realize o agendamento.

Caso queira regularizar CPF de parente falecido compareça à Receita com os documentos abaixo:

  • certidão de óbito
  • documento de identificação do falecido que comprove a naturalidade, filiação e data de nascimento (se estas informações não estiverem na certidão de óbito)
  • documento de identificação do inventariante, cônjuge meeiro, convivente ou do sucessor a qualquer título (se existir bens a inventariar)
  • documento de identificação que comprove parentesco (se não tiver bens a inventariar)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!