Saúde e Beleza

Como diminuir a caspa do cabelo

A caspa é um problema que atinge homens e mulheres em qualquer idade. Trata-se de uma descamação excessiva que acontece no couro cabeludo, fazendo surgir entre os fios pequenas “escamas” brancas. Também pode ser conhecida pelo nome de dermatite seborreica. Existem opções para diminuir a caspa do cabelo, sejam soluções caseiras ou não. Mas já dá para adiantar desde agora que se o seu caso for muito grave, o ideal é procurar um médico dermatologista para oferecer o melhor tratamento.


A caspa pode piorar com influências externas ou internas. O estresse, variações de temperatura, uma má higiene dos cabelos e até a alimentação pode interferir na produção da caspa.

Dicas para diminuir a caspa do cabelo

Lave os cabelos todos os dias: Muita gente acha que se deve fazer justamente o contrário, mas não é bem assim. Ao lavar os fios todos os dias, você diminui a oleosidade dos fios.

Evite o uso de água muito quente para lavar os cabelos: Além de lavá-los todos os dias, o ideal é que você evite a água muito quente. Além de “queimar” o couro cabeludo, a água quente também aumenta a oleosidade da pele, que causa ainda mais descamação.

Como diminuir a caspa do cabelo

Como diminuir a caspa do cabelo

Evite o excesso de bebida alcoólica: O álcool em excesso interfere no funcionamento correto das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade.

Evite deixar os cabelos úmidos: Jamais prenda os cabelos quando eles estiverem molhados. Os fios úmidos são propícios para a proliferação de fungos, que também causam a caspa. Se necessitar prender os cabelos após lavá-los, use um secador, mas não aplique diretamente no couro cabeludo.

Evite o excesso de química nos cabelos: Tinturas, alisamentos e outros tratamentos químicos irritam o couro cabeludo causando inflamação e aumentando a caspa.

Fazendo algumas das dicas que mencionamos acima, é possível diminuir a caspa do cabelo. Porém, você ainda pode usar algumas receitas caseiras por sua conta e risco.

Receitas caseiras para diminuir a caspa do cabelo

Use o vinagre

Massageie o couro cabeludo com vinagre e deixe agir por até um minuto. Lave normalmente o cabelo em seguida e enxágue bem. Faça este procedimento a noite ou quando não for ficar exposto a luz solar. Os raios solares podem manchar os fios. O ideal é fazer este procedimento uma vez por semana.

Use shampoo próprio para combater a caspa

Procure usar shampoos e condicionadores específicos para o combate a caspa. Caso tenha alergia aos que são encontrados na farmácia, procure um dermatologista para desenvolver uma fórmula antialérgica.

Use óleo de coco

O óleo de coco tem propriedades antifúngicas e alivia a coceira provocada pela caspa. Basta esfregar um pouco de óleo de coco no couro cabeludo, deixe agir por pelo menos 20 minutos e lave os fios em seguida. Repita o processo duas vezes por semana.

Use suplementos

Se você tem os cabelos fracos e quebradiços, suplementos como o Nova Repair podem fazer uma enorme diferença, pois agem de dentro para fora do organismo.

Você tem mais alguma receita caseira para diminuir a caspa no cabelo? Compartilhe conosco na área de comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!