Como fazer cartão cidadão pela internet

Existe uma forma de fazer o Cartão Cidadão pela internet? O Cartão Cidadão é um documento emitido pela Caixa Econômica Federal e é destinado para o cidadão que possui algum tipo de benefício social e não possui uma conta na Caixa para receber os valores. Infelizmente, não é possível fazer a solicitação do Cartão Cidadão pela internet. O interessado deve solicitar por telefone ou então ir pessoalmente até uma agência da Caixa.

Com este cartão é possível ter acesso aos benefícios sociais e trabalhistas de forma bem mais fácil e prática, principalmente para realizar saques de benefícios como o Seguro-Desemprego, PIS, FGTS, etc.

É possível fazer Cartão Cidadão pela internet?

Como fazer cartão cidadão pela internet

Não. O Cartão Cidadão deve ser solicitado no Atendimento Caixa ao Cidadão ou então pessoalmente em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Passo a passo para fazer o Cartão Cidadão por telefone:

  1. Tenha em mãos o seu número de inscrição do trabalhador (NIS/PIS), documento de identidade oficial, comprovante de residência, CPF;
  2. Entre em contato com o número 0800 726 0207 (Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão), a ligação é gratuita;
  3. Selecione a opção no menu referente ao “Cartão Auxílio ou Cartão Social e Senha”;
  4. Selecione a opção no menu para solicitar o Cartão Social;
  5. Informe o número do CPF e siga as demais instruções do sistema para concluir a solicitação.

Caso tenha dificuldades em solicitar o documento por telefone, vá até a agência da Caixa mais próxima do seu trabalho ou residência, com os mesmos documentos informados e faça a solicitação pessoalmente.

Vale lembrar que a primeira via do Cartão Cidadão é sempre emitida de forma automática quando é solicitada pelos gestores de programas sociais. O interessado deve seguir os procedimentos acima caso não tenha nunca recebido o documento.

Como solicitar a segunda via do Cartão Cidadão

Para solicitar a segunda via do Cartão Cidadão, por motivos de roubo, perda ou extravio, basta entrar em contato com o número 111 (Atendimento Caixa ao Cidadão) e selecione a opção 5.

Como cadastrar a senha do Cartão Cidadão

Uma vez que está com o cartão em mãos, será necessária cadastrar a senha do Cartão Cidadão para poder receber os benefícios. É possível cadastrar a senha nas Casas Lotéricas ou então nas agências da Caixa.

Para fazer a senha do Cartão Cidadão nas Lotéricas, é preciso entrar em contato com o telefone 111 (Atendimento Caixa ao Cidadão) e comparecer à Lotérica em seguida, de posse do Cartão Cidadão e de um documento de identificação oficial. Os documentos aceitos são:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira de habilitação (CNH);
  • Carteira de identidade funcional emitida por órgãos como OAB, CRM, CRQ, etc)
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Documento de identidade de estrangeiro.

Já para cadastrar a senha diretamente em uma agência da Caixa, basta comparecer pessoalmente portando um documento de identidade. Não é preciso levar o Cartão Cidadão.

Embora o Cartão Cidadão não tenha assim tanto valor, ele facilita demais a vida do trabalhador brasileiro que não possui conta corrente ou poupança na Caixa. É possível fazer saques de benefícios e também consultar saldos e extratos do FGTS, por exemplo. Porém, ainda é interessante abrir uma conta no Caixa Tem, que é totalmente gratuita e traz ainda mais comodidade para o cidadão.