Como fazer um empréstimo consignado
Empréstimo consignado é uma das maneiras mais “baratas” e seguras de se pegar dinheiro emprestado disponível no país. Ele oferece segurança para quem está emprestando o dinheiro e facilidade para quem paga. Isto, pois cobra as taxas mais baixas do mercado e as parcelas já vem descontadas na folha de pagamento. Evitando o transtorno de emitir cheques pré-datados ou então enfrentar filas em bancos para realizar o pagamento das parcelas através de boletos. Mas como fazer um empréstimo consignado? Onde posso solicitar? Qual valor? Saiba tudo abaixo.
Fazer um empréstimo consignado
Para que a pessoa esteja elegível a fazer um empréstimo consignado, ela deve ser aposentada ou pensionista do INSS, servidor público federal, estadual ou municipal, ou ainda militar das forças armadas.
Qual o valor permitido para empréstimo?
Nesta modalidade de empréstimo, é importante avaliar o valor da parcela que será paga. Esta não pode ultrapassar 30% do rendimento do trabalhador.
Por exemplo, se a pessoa recebe um salário mínimo. Em 2016 tinha o valor de R$880,00, não pode ter uma parcela maior do que R$264,00, que equivale a 30% do valor. Outros fatores que influenciam no valor do empréstimo são as taxas de juros e a quantidade de parcelas a serem pagas. Geralmente a quantidade de parcelas pode variar entre 72 e 96, dependendo do convênio realizado com o Banco.
Posso ter mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo?
Sim, desde que o valor das parcelas não ultrapasse o valor máximo permitido por lei. Que é 30% do valor da renda.
Onde posso solicitar o empréstimo
Para solicitar o empréstimo consignado, o trabalhador pode se dirigir a qualquer instituição financeira regularizada pelo Banco Central. O ideal é que sempre faça uma pesquisa antes de solicitar o seu dinheiro, pois as taxas de juros são diferentes entre as instituições. Os bancos geralmente costumam oferecer taxas melhores que financeiras. Mas nem sempre o banco que você tem conta oferecerá a melhor taxa.
Depois de escolher a instituição financeira, basta se dirigir até o local com documento de identidade, CPF, comprovante de residência e contracheque. Em alguns casos, como no Rio de Janeiro, o servidor ainda precisa levar o token de segurança para solicitar o dinheiro. Sem este token não há como fazer o empréstimo.
E se eu estiver com restrição no CPF, posso realizar um empréstimo mesmo assim?
Por ter as parcelas descontadas diretamente em folha, mesmo que a pessoa tenha restrições no CPF. Mesmo que ela esteja com nome sujo, poderá realizar um empréstimo consignado sem problemas, desde que ainda tenha margem consignável disponível.