Como selecionar e preparar frutas e vegetais com segurança
Como selecionar e preparar frutas e vegetais com segurança? Já é comprovado pela ciência que as frutas e vegetais são essenciais para nossa saúde. Os nutrientes encontrados podem prevenir várias doenças, inclusive problemas de coração e câncer. Mas é muito importante se prevenir ao preparar estes alimentos, pois eles podem conter bactérias nocivas como Salmonela e E.coli, que podem causar intoxicação alimentar e até a morte.
Neste post daremos dicas de como escolher suas frutas e vegetais no mercado e o que fazer assim que chegar em casa com eles, para evitar a contaminação.
Como selecionar e preparar frutas e vegetais
Sempre escolha frutas e vegetais que não estejam com machucados ou queimados, normalmente eles estão mais velhos e poderão conter algum germe nocivo.
Se decidir comprar frutas já cortadas ou até vegetais e saladas já picadas, sempre compre o que estiver na geladeira, nunca o que estiver cortado em temperatura ambiente.
No carrinho de compras deixe as frutas e vegetais separados das carnes.
O que fazer ao chegar em casa?
Antes de manusear as frutas e vegetais lave as mãos, coloque-as dentro de vasilhas que estejam lavadas. Para cortar use utensílios limpos, inclusive a tábua de corte, pois ela pode passar os germes de um alimento para outro.
Lave as frutas e vegetais apenas antes de comer, cortar ou cozinhar. Evite lavar antes de guardar na geladeira ou de deixar na fruteia em temperatura ambiente, pois a lavagem antecipada faz estragar mais rápido. Se quiser secar, utilize papel toalha.
Para lavar coloque embaixo da água corrente e use escovinha higiênica para remover areia. Mesmo que vá remover a casca lave! Pois as bactérias passam da casca para o interior do alimento. Frutas com casca comestíveis e verduras devem ser colocadas na água sanitária com água (1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária) por 15 minutos. Remova partes podres antes de comer ou preparar.
Frutas e vegetais que você tenha cortado, descascado ou cozinhado têm que ser refrigerados dentro de 2 horas, no máximo! Se a temperatura estiver acima de 32 graus, então não deixe mais do que 1 hora! A temperatura ideal que eles devem ficar é 4°C.
Algumas pessoas tem mais risco de ter intoxicação alimentar que outras?
Existem sim grupos de pessoas que estão mais propensas a ter intoxicação alimentar que outras. São elas:
- Crianças com menos de 5 anos;
- Mulheres grávidas;
- Adultos com mais de 65 anos;
- Pessoas com sistema imunológico baixo.
Se você faz parte de um desses grupos, deve se precaver mais ainda em relação à limpeza e cuidados com os alimentos.