Variedades

Como tirar Título de Eleitor (Primeira e Segunda Via)


No Brasil quem completa 16 anos tem que tirar o Título de Eleitor, é obrigatório. É ele que temos que apresentar quando formos votar em eleições governamentais, e o voto é obrigatório entre 18 e 70 anos. Quem não tem Título de Eleitor não pode fazer matrícula em faculdades públicas, tirar ou renovar passaporte, solicitar empréstimos, tomar posse em cargos públicos etc. Confira agora alguns detalhes sobre como tirar Título de Eleitor pela primeira vez, e para quem perdeu o Título, o que fazer para tirar a segunda via.

Como tirar Título de Eleitor

Como tirar o título pela primeira vez

Você pode tirar a primeira via do Título de Eleitor pelo site Título Net. Basta acessar o site http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net e clicar em “Iniciar requerimento”.

Preencha o campo “Título de Eleitor” com “Não Tenho” (2) e depois digite seus dados pessoais (4) na parte debaixo. É importante que estes dados sejam escritos exatamente como aparecem em seu documento de identificação, senão vai dar erro. Quando concluir o preenchimento, digite os caracteres que aparecem na figura (5) e clique em “Confirmar” (6).

Como tirar primeira e segunda via do Título de ELeitor

Depois compareça a um cartório eleitoral próximo da sua casa para confirmar a inscrição. Não esqueça de levar seu documento de identificação (RG, certidão de nascimento ou casamento) e um comprovante de residência recente (conta de luz, água, gás ou bancária). No caso dos homens entre 18 e 45 anos, é preciso levar também o comprovante de quitação militar.

Se a pessoa não comparecer ao cartório eleitoral, a solicitação será automaticamente cancelada.

Quem não tiver computador para agilizar o atendimento, pode tirar comparecendo diretamente no cartório eleitoral da sua cidade, portando os mesmos documentos citados acima.

Como tirar Título de Eleitor

Como tirar Título de Eleitor

Como tirar segunda via do Título de Eleitor

Para tirar a segunda via do Título de Eleitor você também pode usar o site Título Net para agilizar o atendimento no cartório. Acesse o site http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net. e clique em “Iniciar requerimento”.

No campo “Título de Eleitor” escolha “Tenho e sei o número” (1), se tiver o número do Título anotado. Se não tiver o número escolha “Tenho mais não sei o número” (3). Em seguida preencha os campos exatamente como constam no cadastro eleitoral (4). Quando terminar digite os caracteres que aparecem na figura (5) clique em “Confirmar” (6).

Como tirar primeira e segunda via do Título de ELeitor

Depois da solicitação completa, compareça à uma Zona Eleitoral para finalizar a solicitação portando documento de identificação. Documentos que podem ser usados são RG, carteira de trabalho, carteira de habilitação ete.

Caso a solicitação seja feita na Zona Eleitoral onde fez inscrição pode ser que o documento seja entregue na mesma hora. Se for em outra Zona, será preciso esperar 30 dias para receber a segunda via.

É importante lembrar que é preciso estar quite com a situação eleitoral para conseguir solicitar segunda via. Se tiver pendência, será preciso pagar as multas e resolvê-las, antes de solicitar a nova via do Título de Eleitor.

Se estiver com dúvidas ou quiser mais informações, entre em contato com o Tribunal Superior Eleitoral da sua cidade. Confira os telefones no site http://www.tse.jus.br/eleitor/disque-eleitor.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários