Como trabalhar como diarista

Trabalhar como diarista é cada vez mais comum no país, principalmente depois da nova lei das empregadas domésticas. Com mais impostos a pagar e a diminuição de renda do brasileiro, muitas famílias vem optando por pagar uma profissional diarista para atender apenas uma ou duas vezes na semana, do que contratar uma funcionária em tempo integral. É também uma forma de ingressar no mercado de trabalho ou então de complementar a renda da família.

Porém, para trabalhar como diarista, é preciso ter algumas habilidades e muita energia, mas, por outro lado, é possível montar a própria agenda e escolher o seu horário e também seus clientes.

Como fazer para trabalhar como diarista

Como trabalhar como diarista

Se você está considerando se tornar uma diarista, seguem algumas dicas sobre como começar neste trabalho e conseguir ter sucesso nele.

Procure sempre fazer o seu melhor trabalho

Embora não haja requisitos formais para trabalhar como diarista, existem habilidades que você precisa desenvolver para realizar as tarefas com eficiência. É preciso saber limpar diferentes tipos de superfícies e materiais, ter bastante cuidado com os itens da casa onde trabalha, usar produtos de limpeza de forma adequada e segura, gerenciar bem o seu tempo e trabalhar de forma independente.

Caso não tenha nenhuma experiência como diarista, tente no início auxiliar alguém que já trabalha na função. Assim, você pode ter noção de como será o trabalho, de como se comportar no local e se sentirá mais segura quando for trabalhar em uma casa ou escritório sozinha.

Cobre uma taxa (diária) justa

Quem trabalha como diarista precisa definir o valor da sua diária. Cobre um valor justo, nem muito pouco, nem um valor extremamente algo. Caso ainda esteja no início, considere cobrar o valor médio do mercado. Nesse meio tempo, procure conversar com outras diaristas e saiba o quanto elas cobram. Vale dizer que o valor pode ser diferente de um local para outro. Afinal, você deve precificar de acordo com o trabalho que terá para limpar e organizar o ambiente.

Faça uma propaganda dos seus serviços

Não se esqueça sempre de divulgar seus serviços. Aquela propaganda de boca a boca é uma das que funciona melhor. Quanto melhor o seu trabalho, mais ele será recomendado para outras pessoas. Além disso, procure também anunciar seus serviços em grupos do Facebook da sua cidade, em supermercados, armazéns, onde conseguir um espaço.

Tenha carinho com sua base de clientes

Uma vez que comece a receber trabalhos, certifique-se de cuidar deles com muito carinho. Estes clientes, como mencionamos no tópico anterior, também podem te apresentar novos clientes. Ofereça sempre um serviço de qualidade, seja pontual e confiável.

Esteja sempre atualizada e na dúvida, pergunte sempre

Fique sempre atualizada sobre novos produtos, novas técnicas de limpeza, em formas de como otimizar seu tempo. Alguns centros, inclusive, oferecem cursos (até gratuitos) para quem trabalha na área. Estudar sempre ajuda a realizar o seu trabalho de maneira mais eficiente.

Caso apresente alguma dúvida enquanto estiver realizando seu trabalho, não deixe de perguntar. Não faça tarefas no “achismo” e assim correr o risco de algo dar errado. Sempre que chegar a um novo local de trabalho, pergunte quais os costumes da casa, os locais em que terá acesso, quais os produtos que poderá utilizar, etc. Perguntar não é vergonha para ninguém.

Não se esqueça: cada cliente tem suas próprias preferências e expectativas em relação à limpeza doméstica. Esteja disposta a aprender com seus clientes e adaptar-se às suas necessidades específicas. Isto pode incluir preferências por produtos de limpeza específicos, rotinas de limpeza personalizadas ou outras solicitações especiais. Trabalhar como diarista é, sim, trabalhoso, mas pode ajudar várias famílias a ter uma renda justa e honesta.