Techie

Deixar conta do Google para familiar quando morrer

Se você não quer que sua conta do Google fique jogada na web inativa quando você morrer, então vai gostar do novo serviço do Google, o Gerenciador de contas inativas. Este serviço permite deixar conta do Google para familiar quando morrer. Funciona igual ao Contato Herdeiro do Facebook, sua conta será uma herança que você pode deixar para algum contato íntimo, amigo ou familiar.


Quem não quiser deixar a conta como herança para ninguém, pode selecionar a opção para excluí-la permanentemente.

Deixar conta do Google para familiar quando morrer

Comece acessando o Gerenciador de contas inativas no site https://www.google.com/settings/account/inactive. Clique no botão azul “Configuração”.

Deixar conta do Google para familiar quando morrer

Deixar conta do Google para familiar quando morrer

Adicionando celular

No campo “Avise-me” é preciso registrar um número de celular e um email, para ele entrar em contato antes das ações escolhidas serem realizadas. Clique em “Adicionar número de telefone celular”.

adicionar número de telefone celular conta inativa Google

Selecione “Brasil” (1), digite o número com DDD (2) e clique em “Enviar código de verificação” (3). Depois procure no seu celular pelo código do Google.

enviar código de verificação conta inativa Google código de verificação do Google

Digite no campo “Confirmar número” (1) o código que recebeu no celular e clique em “Confirmar” (2).

confirmar número de celular conta inativa Google

Tempo para conta ser considerada inativa

Em seguida selecione o limite de tempo para sua conta ser desativada. É o tempo que a conta será considerada inativa, “sua conta será desativada se você não fizer login por…”. É possível escolher 3, 6, 9, 12, 15 ou 18 meses.

tempo limite para conta ser considerada inativa Google

Escolhendo 3, 6 ou 9 você recebe um alerta do Google 2 meses antes do período expirar, se selecionar 12, 15 ou 18 você receberá o alerta 3 meses antes do período expirar. Se não quiser que a conta seja considerada inativa é só fazer login na conta quando receber o alerta do Google.

Selecionando contatos confiáveis

Agora será preciso selecionar os contatos que receberão o aviso da conta inativa. Clique em “Adicionar contato confiável”. É possível adicionar até 10 amigos/familiares.

adicionar contato confiável conta inativa Google

No primeiro campo (1) digite o email da pessoa que quer notificar quando a conta se tornar inativa. Se for mais de um contato separe-os por vírgula. Caso queira que eles tenham acesso aos seus dados selecione o quadradinho “Compartilhar meus dados com este contato” (2) e clique em “Próxima” (3).

adicionar contato confiável para ser notificado da conta inativa Google

Selecione os quadradinhos das informações que quer compartilhar (1). Em seguida, no campo da direita (2), digite o telefone da pessoa com DDD e clique em “Próxima” (3). Este código é para proteger suas informações, esta pessoa só poderá acessar a conta digitando o código que receber no celular.

selecionar dados a serem compartilhados com contato confiável Google

Se quiser escreva um assunto (1), escreva uma mensagem para seu familiar / amigo (2) e clique em “Salvar” (3).

assunto e mensagem para contato confiável Google

Opção para excluir a conta

A última opção da lista é para excluir completamente a conta ao invés de deixar como herança para alguém.

Só faça isso se não quiser deixar sua conta para nenhuma pessoa. Se você não quiser deixar a conta para um familiar, clique no botãozinho escrito “Não”, ele aparecerá como “Sim” e ficará azul.

excluir conta inativa Google

Neste tutorial estamos explicando como deixar a conta para um amigo quando morrer, portanto deixamos a opção de excluir conta como desativada, o botão acima ficou em “Não”. Depois clique no botão “Ativar”, para salvar as configurações que acabou de realizar.

ativar Gerenciador de contas inativas Google

Pronto, o Gerenciador de contas inativas agora aparecerá como “Ativado”.

Gerenciador de Contas Inativas ativado

O tempo selecionado no início do post começará a contar a partir do momento que não fizer mais login na conta. Quando a conta não for mais utilizada.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário