Desogestrel 75 quais os efeitos deste anticoncepcional?
Desogestrel 75 quais os efeitos deste anticoncepcional? Tem algum perigo para saúde tomar o desogestrel 75 com outro medicamento? Neste post explicamos sobre os efeitos colaterais deste anticoncepcional oral genérico, fabricado pelas empresas Eurofarma, Legrand, EMS, Neo Química, Germed Pharma, Neo Quimica, entre outras.
Desogestrel 75, quais os efeitos?
O Desogestrel 75 tem esse nome devido à sua composição, ele é um medicamento genérico composto por 75 mcg de desogestrel. Mesma composição do Cerazette, Nactali, Pérola, Careli, Maysa, Deyse e outras pílulas não genéricas.
Os efeitos colaterais mais comuns, aquelas que ocorrem em mais de 1% das pacientes, ao usarem o desogestrel são:
- espinhas (acne);
- dor nas mamas;
- diminuição da libido;
- dor de cabeça;
- menstruação irregular ou ausência de menstruação;
- alterações de humor;
- náuseas;
- aumento de peso.
Algumas reações menos comuns reportadas foram dificuldade em usar lentes de contato, queda de cabelo, infecção vaginal, menstruação dolorosa, aparecimento de cistos no ovário, cansaço e vômito. Também ocorreram casos raros de vermelhidão na pele, urticária, eritema nodoso.
Informe seu médico caso apresente alguma dessas reações, ele irá analisar se vale a pena continuar com este contraceptivo.
Desogestrel 75 engorda?
Na bula do desogestrel 75 está reportado que um dos efeitos mais comuns é o ganho do peso. Apesar disso, não há evidências científicas de que os contraceptivos causem o aumento do peso. Um review com 44 estudos verificou que a pílula até faz a mulher ganhar um quilo ou dois, mas esses quilos costumam desaparecer depois de uns três meses. Ganhos de quilo acima desses valores, pode ser devido ao aumento do consumo de calorias no dia a dia, e não devido ao contraceptivo.
As pílulas podem causar retenção de água e líquido, e fazer com que a mulher acredite que tenha engordado. Mas esses efeitos também desaparecem com o tempo de uso.
Se você achar que houve aumento do apetite, tenha certeza de se alimentar de refeições equilibradas ao longo do dia. Beba bastante água entre as refeições, dando preferência para lanches com baixo teor de açúcar e mais proteína, para reduzir a fome. Além disso, tenha certeza de estar se exercitando pela quantidade certa de tempo na semana, e dormindo bem.
Tem risco de trombose?
Qualquer contraceptivo tem risco de trombose, e o mesmo vale para o desogestrel. Esses medicamentos aumentam as chances das mulheres desenvolverem coágulo que pode bloquear um vaso sanguíneo.
Mas acredita-se que o risco para quem usa pílulas contendo progestagênio, como neste caso, o risco seja mais baixo do que em mulheres que usam pílulas combinadas como Selene, Elani Ciclo e outras.
Quando não se deve usar este contraceptivo?
O desogestrel não deve ser utilizado por mulheres que tenham:
- trombose em um vaso sanguíneo ou pulmões;
- alergia a algum ingrediente;
- histórico de icterícia ou doença no fígado;
- câncer sensível aos esteroides sexuais ou suspeita desse tipo de câncer;
- sangramento vaginal de origem desconhecida.
Ele também não deve ser usado por mulheres grávidas ou que suspeitam de gravidez.
Quais remédios interagem com o Desogestrel 75?
Os medicamentos com desogestrel 75 podem interagir com medicamentos usados para tratamento de:
- Epilepsia como a primidona, fenitoína, carbamazepina, fenobarbital e outros;
- Tuberculose como a rifampicina, rifabutina;
- Infecções por HIV como o ritonavir;
- Outras doenças infecciosas como a griseofulvina;
- Pressão sanguínea alta nos vasos sanguíneos dos pulmões como a bosentana;
- Mal estar gástrico como o carvão medicinal;
- Depressão como remédios à base da planta Erva de São João.
O próprio desogestrel pode potencializar ou reduzir o efeito de outros medicamentos. Por isso é muito importante falar para seu médico caso esteja utilizando qualquer outro tipo de medicamento, para que ele decida a melhor forma de começar o uso do anticoncepcional.