Dicas para tratar hemorroidas
As hemorroidas são veias que ficam inflamadas no reto e no ânus que causam muito desconforto podendo ocorrer sangramento. Muitas pessoas têm vergonha de falar sobre elas, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que elas são mais comuns do que se imagina. Veja agora o que são as hemorroidas, como prevenir e algumas dicas para tratar hemorroidas.
Dicas para tratar hemorroidas
O que são hemorroidas?
Elas são veias dilatadas que aparecem como pequenas protuberâncias roxas ou avermelhadas, ou às vezes vermelhas e inflamadas ao redor do ânus (reto). Existem dois tipos, as internas, que aparecem no revestimento interno do reto, e as externas, que ficam no exterior do reto e dá para senti-las quando tocar.
Quais os sintomas da hemorroida?
De acordo com estudos recentes, quase 40% das pessoas têm hemorroidas, mas a maioria nem liga ou não sabe, pois apenas 45% deste grupo têm sintomas. Os sintomas vão depender do tipo de hemorroida.
As internas costumam causar dor e sangramento, você vai sentir quando passar o papel higiênico. Mas o importante é entrar em contato com o médico, pois outras doenças também podem causar sangramento do reto.
No caso das hemorroidas externas existem tipos que causam dor e não sangram, principalmente quando forma hemorroida trombosada. Estas possuem coágulos de sangue que causam muita dor. Você poderá sentir apenas tocando do lado de fora do reto. Normalmente a inflamação e o coágulo diminuem por conta própria com o tempo. Algumas pessoas preferem fazer cirurgia para resolver.
Como diagnosticar hemorroida?
O médico consegue diagnosticar rapidamente a hemorroida com exame simples. As externas podem ser diagnosticadas somente olhando sem necessidade de instrumentos. No caso das internas pode ser necessário inserir o endoscópio no ânus utilizando um tubo, este exame é chamado de anoscopia.
Elas também podem ser diagnosticadas pela colonoscopia.
Como tratar hemorroidas?
Se as hemorroidas não incomodam, então você não precisa fazer nada, pois elas desaparecerão com o tempo.
Se elas costumam incomodar, doem quando você vai no banheiro então você pode seguir as dicas abaixo para tentar diminuir a dor.
Prevenir constipação – a causa mais comum das hemorroidas é a constipação, dificuldade de evacuar, prisão de ventre e outros tipos fazem as hemorroidas ficarem inflamadas (se você sofre de prisão de ventre coma ameixas, são ótimas laxantes naturais)
Evite ficar sentado no vaso muito tempo.
Fluidos – as fezes necessitam de bastante líquido para saírem mais facilmente
Fibras – as fibras ajudam na evacuação, um adulto necessita de cinco porções de frutas e vegetais por dia
Sal de Epsom pode ser usado para aliviar as dores causadas pela hemorroida, basta realizar banho de assento com o sal de Epsom várias vezes ao dia (pode usar a banheira ou bacia/balde raso com abertura grande que seja possível sentar dentro, misture bem o sal para dissolvê-lo antes de sentar)
Cremes para hemorroidas como Proctyl, Ultraproct, Proctosan e outros que possuem hidrocortisona são usados para aliviar a dor e podem ser aplicados diretamente na hemorroida externa ou com um aplicador nas que forem internas.
Cirurgias são realizadas nos casos mais graves e como último recurso. O procedimento mais utilizado é a ligação elástica das hemorroidas. Existem outros procedimentos como remoção com laser ou injetar produtos químicos.
É importante lembrar que a gravidez também é um fator causador de hemorroidas. Todas as mulheres grávidas eventualmente desenvolverão hemorroidas. Mas normalmente são hemorroidas leves que passam com o tempo, não sendo necessário outros procedimentos.
Nos casos graves é muito importante entrar em contato com o médico especialista. Se as dicas não adiantarem para o alívio da dor, também procure seu médico para ele indicar alguma dose mais forte de remédio.