Saúde e Beleza

Efeitos colaterais da Ritalina

A Ritalina é um medicamento usado para o tratamento do transtorno do déficit de atenção (TDAH) e hiperatividade tanto em adultos quanto em crianças. Seu principal objetivo é melhorar a concentração e ao mesmo tempo diminuir o cansaço provocado pelas atividades. O problema é que em muitos casos vem acontecendo um uso indiscriminado e os efeitos colaterais da Ritalina podem ser muito prejudiciais à saúde.


Os principais efeitos colaterais da Ritalina

Efeitos colaterais da Ritalina

A Ritalina deve ser usada somente com prescrição médica. Hoje em dia, infelizmente, muitas pessoas ainda tentam adquirir o medicamento no “mercado negro” acreditando que irão conseguir assim desenvolver melhor as tarefas diárias e ficar “mais inteligente”.

O acompanhamento médico é obrigatoriamente necessário pois é necessário observar a dosagem, que é específica para cada caso da doença. Mesmo quando indicada para o tratamento da doença, os principais efeitos colaterais da Ritalina são os seguintes:

– Sonolência
– Perda de peso
– Perda de apetite
– Insônia
– Alteração do humor
– Enjoos
– Dores de cabeça
– Dores de estômago
– Urticária
– Letargia
– Ataques de pânico
– Ansiedade excessiva
– Palpitações
– Alucinações, ou seja, alterações na percepção da realidade. A pessoa passa a ver, ouvir e sentir coisas que não existem
– Crises de falta de ar
– Inchaços
– Aumento da pressão arterial
– Desconforto no peito
– Excesso de suor

Estes são apenas alguns dos efeitos colaterais da Ritalina que podem aparecer com o uso contínuo do medicamento. Em muitos casos, há a necessidade de se mudar ou suspender a medicação do paciente.

Existem outras formas de tratar esta doença?

Em alguns casos de transtorno de déficit de atenção, existe a possibilidade de se realizar um tratamento alternativo como a prática de esportes ou então uma outra atividade que possa trazer uma boa resposta para tratamento.

Os malefícios que o uso indiscriminado da Ritalina podem trazer jamais compensam os benefícios. Se você sofre com problemas de concentração e foco, procure um tratamento adequado para sua situação. Assim, você trata corretamente o seu transtorno e evita uma série de efeitos desagradáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!