Pode esquentar fórmula para bebês no microondas?


Pode esquentar fórmula para bebês no microondas? Será que tem perigo para saúde do bebê aquecer a mamadeira com a fórmula infantil direto no microondas para poder preparar mais rápido? Responderemos esta dúvida a seguir.

Pode esquentar fórmula para bebês no microondas?

Você não deve nunca esquentar a fórmula para bebês no microondas!

Não importa a marca da fórmula, a mamadeira para recém nascidos e bebês não deve se aquecida no microondas, pois no microondas o calor será distribuído de forma desigual, deixando parte do líquido quente demais e parte do líquido fria.

Na hora que você for testar não irá sentir o líquido quente demais, mas quando o bebê for tomar, poderá ser escaldado, causando ferimentos graves na criança.

Pode esquentar fórmula para bebês no microondas?
Pode esquentar fórmula para bebês no microondas?

Não é porque o microondas destrói os nutrientes da fórmula infantil pois isto não acontece. O aquecimento de alimentos no microondas é tão eficiente quanto no vapor, sendo melhor inclusive que o cozimento na água quente, pois não ocorra tanta perda de nutritentes.

O perigo é justamente do recém nascido sofrer queimaduras graves na boca e garganta.

Como esquentar fórmula para bebês?

A melhor maneira de esquentar a fórmula é primeiro esquentar a água em uma panela. Quando ela ficar morna, tire do fogão e coloque a fórmula dentro, por não mais do que 15 minutos! Mais do que este tempo poderá desenvolver bactérias perigosas para o recém nascido ou bebê.

Você deve aquecer a água o suficiente para esquentar a fórmula mas morna o suficiente para que você consiga colocar a mão nela.

É importante fechar a tampa da mamadeira durante o aquecimento. Quando a fórmula aquecer dê uma agitada para espalhar a temperatura por igual.

Dicas extra sobre fórmula infantil

Nunca prepare quantidade de fórmula além do que o bebê for tomar, pois a fórmula infantil não deve ficar armazenada nem na geladeira. A chance de propagação de bactérias é muito grande, prepare somente o que irá usar, sempre em pequenas quantidades. Caso tenha preparado quantidade demais, coloque imediatamente na geladeira para evitar contaminação. Mas é bom lembrar que a contaminação pode ocorrer inclusive no preparo do alimento.

Nunca coloque a mamadeira de volta na geladeira caso o bebê não beba tudo! A bactéria da boca do bebê propaga para a mamadeira e se multiplica dentro da geladeira. Elas se multiplicarão mais ainda ao aquecer. Jogue fora!

Nunca coloque mel na mamadeira para fazer o bebê tomar a fórmula. Mel é perigoso para crianças menores de 1 ano de idade pois pode conter Clostridium botulinum, bactéria que pode levar à morte.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.