Micro-ondas destrói os nutrientes da comida?


É verdade que o micro-ondas destrói os nutrientes da comida? Será que ele deixa nossa comida menos saudável ou isto é mentira? Esquentar ou fazer comida no micro-ondas pode causar câncer? Falaremos um pouco sobre o uso do micro-ondas e se seu uso traz algum perigo para nossa saúde.

Micro-ondas destrói os nutrientes da comida?

Não, o micro-ondas não destrói os nutrientes da comida, a única coisa que a radiação não ionizante do microondas pode fazer é esquentar a comida. Ele trabalha fazendo as moléculas na comida se moverem e baterem uma nas outras, é isto que irá causar o calor.

O aquecimento é tão delicado que ele é, junto do aquecimento por vapor, um dos melhores métodos para preservar as vitaminas e minerais do alimento durante o cozimento. Isso, porque quanto menos água você usa no aquecimento da comida, mais nutritentes são preservados.

Microondas destrói os nutrientes da comida?
Microondas destrói os nutrientes da comida? Tem algum perigo?

Um exemplo é o espinafre, se você cozinhar na panela na água irá perder até 70% do ácido fólico presente, já no cozimento no micro-ondas com umas duas colheres de sopa de água, quase todo o ácido fólico é retido.

Portanto não é preciso ter medo de aquecer ou cozinhar suas comidas no microondas!

Tem algum perigo no uso do micro-ondas?

O que se deve ter cuidado são com alguns alimentos que podem explodir quando aquecidos e causar queimaduras graves, um exemplo é o ovo.

Outro detalhe importante é que você tem que aquecer o alimento por completo, nunca deixar o meio frio! Pois o micro-ondas mata as bactérias do alimento como qualquer outra forma de aquecimento, mas se você deixar o meio dele sem aquecer, não estará matando as bactérias neste local. Não coma o alimento se o meio estiver frio, mexa e volte ao microondas mais um pouco!

Também deve-se ter cuidado com o tipo de pote plástico que vai usar no aquecimento, pois se não for próprio para o micro-ondas podem liberar produtos químicos perigosos que penetram na comida, aí sim causando perigo para saúde.

Mas o micro-ondas causa câncer?

Não, a radiação do micro-ondas é uma radiação não ionizante, de baixa frequência e energia, capaz apenas de fazer as moléculas do alimento vibrarem, sem modificar sua estrutura química.

As radiações que estão ligadas ao câncer são as com energia ou frequência altas o suficiente para ionizarem ou removerem elétrons de átomos e moléculas, causando assim danos em nossas células. Alguns exemplos são raios X, radiação ultravioleta e outras.

Dicas e cuidados no uso de micro-ondas para aquecer comida

Preste atenção quando estiver aquecendo algum alimento, pois ele aquece de fora para dentro. Pare o microondas e mexa a comida, para que ela toda aqueça de maneira uniforme, senão o meio poderá estar frio quando você comer.

No caso de cozimento de vegetais, adicione umas duas ou três colheres de sopa de água e tampe de maneira que fique bem fechado. Assim irá fazer o vegetal cozinhar pelo vapor dentro do microondas e irá preservar mais nutrientes do que a maioria dos outros tipos de cozimento.

Nunca tente modificar o micro-ondas e nem use micro-ondas modificado. Eles são projetados de modo que as micro-ondas fiquem contidas dentro do forno. Ele só libera estas micro-ondas quando está fechado e ligado, não deixando ocorrer vazamento de radiação que seja prejudicial às pessoas. Micro-ondas modificados podem causar queimaduras quando utilizados.

2 comentários em “Micro-ondas destrói os nutrientes da comida?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.