Estalar os dedos causa artrite, mito ou verdade?
Estalar os dedos causa artrite, verdade ou mito? Quem tem o hábito de estalar os dedos já deve ter escutado alguém falando: não faça isso! Você vai ter artrite quando estiver mais velho! Será que esse hábito é mesmo perigoso para as articulações dos dedos? Neste post vamos explicar se a artrite tem alguma ligação com o estalar das juntas dos dedos e quais perigos relacionados ao hábito.
É mito que estalar os dedos causa artrite
Felizmente não é verdade que estalar os dedos das mãos ou até dos pés pode causar artrite.
Estudos realizados ao longo dos anos não conseguiram mostrar relação do estalar dos dedos com o desenvolvimento de artrite. Eles compararam as taxas de artrite nas mãos de pessoas que estalavam os dedos com as que não estalavam, e não foi notada diferença entre elas.
Portanto, algumas pessoas podem achar irritante o seu estalar dos dedos, mas não existe evidência de que o hábito irá causar artrite. Mas…
Mas atenção!!! Não é por isso que você deve continuar estalando seus dedos!
Quando você estala os dedos, o barulho se dá devido às bolhas que se estouram no líquido sinoval. Esse líquido é o mesmo que lubrifica as articulações. Ele ajuda os ossos a se moverem para frente e para trás, sem esfregarem um no outro. Essas bolhas explodem quando puxamos o osso esticando os dedos ou dobrando com força, criando uma pressão negativa.
Mesmo que o estalo dos dedos não cause artrite, você deve evitar o hábito, pois ele pode reduzir a aderência entre os ossos, por estar mexendo com o líquido sinoval. Além disso, existem relatos, raros, mas existem, de deslocamentos ou lesões nos tendões devido ao excesso de estalar das juntas dos dedos.