Techie

Extrair texto de imagem com Google Keep

Está precisando transformar algum texto dentro de uma imagem em texto editável? Pois saiba que é possível extrair texto de imagem com Google Keep. O Reconhecimento ótico de caracteres (OCR) do Google Keep consegue converter os textos de uma imagem em texto que pode ser editado no próprio aplicativo ou no Word ou outro editor de texto de sua preferência.


Extrair texto de imagem com Google Keep

Abra o Google Keep no smartphone, o processo é o mesmo no iPhone e no Android.

Toque no ícone da câmera no canto inferior direito da tela. Você tirar uma foto para extrair o texto ou escolher alguma imagem que esteja salva no dispositivo. Neste tutorial vamos tirar uma nova foto de um livro para mostrar o recurso OCR do aplicativo.

ícone câmera para criar nota Google Keep Tirar foto nota do Google Keep

Ele vai abrir a câmera para você tirar a foto do documento ou livro ou outra coisa que queira extrair o texto. Tire a foto normalmente, se ficar boa toque em “Usar foto”. Se ficou ruim toque em “Repetir” e tire novamente. É importante que a imagem esteja boa senão ele não consegue reconhecer o texto.

Usar foto nova nota Google Keep

A foto será adicionada em uma nova nota do aplicativo, se estiver conectado na internet o Google Keep irá enviar para nuvem automaticamente. Aguarde ele processar a foto. Em seguida toque em cima da foto.

imagem dentro de nota do Google Keep

Na tela para editar toque no ícone de três bolinhas no canto superior direito. Vai abrir um menu, toque em “Capturar texto da imagem”. Se não aparecer no seu toque no ícone da caneta e depois no ícone de três bolinhas que vai aparecer.

ícone três bolinhas canto superior direito Google Keep Capturar texto da imagem Google Keep

Aguarde o processo terminar, se o aparelho for muito antigo pode demorar um pouco. O texto aparecerá bem embaixo da imagem no campo para anotações do Google Keep.

Extrair texto de imagem com Google Keep

Extrair texto de imagem com Google Keep

Quem quiser pode apagar a imagem depois da extração do texto, pois o texto fica salvo na nota.

Uma idéia muito interessante para quem precisa fazer anotações sobre livros que esteja lendo, assim você pode extrair pedaços do texto e deixá-los junto com as anotações no aplicativo.

É importante avisar que dependendo do aparelho a extração pode não ficar muito boa. Realizei o teste no iPhone 6s Plus e no Zenfone (Android 5.1). No iPhone a extração foi feita de primeira, mas no Zenfone precisei realizar o processo umas três vezes para dar certo. Mesmo assim alguns caracteres ficaram errados. Não sei se é culpa da câmera ou do processador do dispositivo que não aguenta.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário