Como extrair todos frames de um vídeo com VLC

O VLC é incrível, além de reproduzir vídeo ele é capaz de gravar sua webcam, gravar tela do Windows e reproduzir vídeos do YouTube. E não pára por aí, também podemos extrair todos frames de um vídeo com VLC. É uma idéia muito interessante principalmente para aqueles que já têm o VLC instalado, assim não precisa instalar outros programas no computador só para retirar frames.


Como extrair todos frames de um vídeo com VLC

Extraindo frames de vídeo

Comece criando uma pasta para salvar os frames do vídeo, depois copie o caminho para ela. É só clicar na barra superior, o caminho ficará selecionado, aperte Ctrl + C no teclado. Quem preferir pode clicar com botão direito do mouse em cima do caminho já selecionado, vai abrir o menu, clique em “Copiar”.

selecionar caminho da pasta Windows

Abra o VLC, clique em “Ferramentas” e selecione “VLC”.

Ferramentas Preferências VLC Media Player

No menu da esquerda, em “Exibir configurações” selecione “Detalhado”.

Preferências Detalhadas VLC

No menu da esquerda, dentro de “Video” selecione “Filtros” (1) e marque o quadradinho “Filtro de cena de vídeo” (2).

filtro de cena de vídeo VLC

Clique na setinha na esquerda de “Filtros” (1) para expandir e selecione “Filtro de cena” (2). Copie o caminho da pasta que você criou dentro de “Prefixo do caminho da pasta” (3). Em “Taxa de gravação” você poderá escolher a proporção de frames que quer exportar. Se quiser exportar 1 em cada 15, digite “15” dentro do campo “Taxa de gravação” (4). Quando terminar clique em “Salvar” (5).

Filtro de cena de vídeo VLC

Filtro de cena de vídeo VLC

Clique em “Mídia” e selecione “Abrir arquivo…”. Procure pelo seu vídeo no computador e clique “Abrir”.

Mídia Abrir Arquivo VLC

Deixe o vídeo rodar para gerar os frames. Quando terminar todos os frames criados estarão na pasta que você selecionou para salvar.

Como extrair todos frames de um vídeo com VLC

Como extrair todos frames de um vídeo com VLC

Desativando geração de frames

Lembre-se de desmarcar a opção para ele não gerar frames todas as vezes que assistir um vídeo novo. Para isso entre novamente em “Ferramentas” e, em seguida, “Preferências”. No menu da esquerda clique em “Detalhado”. Dentro de “Vídeo” selecione “Filtros” (1) e desmarque o quadradinho “Filtro de cena de vídeo” (2). Quando terminar clique em “Salvar” (3).

desativando Filtro de Cena no VLC

Pronto, o VLC não vai mais extrair os frames dos vídeos. Caso queira gerar novamente é só selecionar o “Filtro de cena” antes de abrir um novo vídeo.

2 Respostas para “Como extrair todos frames de um vídeo com VLC”
  1. Jorge 12/09/2016
    • RainyDays 12/09/2016

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.