Como usar ferramenta para remoção de malware do Chrome


Como usar ferramenta para remoção de malware do Chrome? Muitas pessoas não sabem mas o Chrome possui uma opção embutida nas suas configurações que permite o escaneamento, detecção e remoção de software nocivo que possa ter se instalado no navegador. A seguir explicaremos como você pode usar a ferramenta para verificar seu Chrome, caso ache que ele está se comportando estranho.

Como usar ferramenta para remoção de malware do Chrome

A maneira mais simples é copiando e colando o caminho abaixo na barra de endereços do seu navegador e apertando Enter no teclado:

chrome://settings/cleanup

Se não funcionar, clique no ícone de três bolinhas do Chrome e entre em “Configurações”.

ícone três bolinhas Chrome Configurações

Desça na tela toda e clique em “Avançado”.

Configurações Avançado Chrome

Desça até o final das opções e clique em “Limpe o computador”.

Limpe o computador configurações navegador Chrome remoção malware

Depois clique em “Escanear” e aguarde ele verificar. Se você quiser pode deixar marcado ou não a opção para enviar informações sobre o computador para o Google, eles usam esses dados para melhorarem a ferramenta.

Como usar ferramenta para remoção de malware do Chrome
Como usar ferramenta para remoção de malware do Chrome

Se ele encontrar algum software nocivo vai aparecer o aviso que “XX itens para serem removidos” com o botão “Remover” para removê-los do Chrome. Ele irá pedir para instalar o Chrome Cleanup Tool, instale e rode-o. Pode ser necessária a reinicialização do computador para ele concluir a remoção.

Caso nada seja encontrado, aparecerá o aviso “Nenhum software perigoso encontrado”.

Como denunciar software malicioso?

Se você tentou remover o software nocivo do seu Chrome e não conseguiu, avise ao Google usando esta página oficial.

É só responder as perguntas e colocar uma foto da tela mostrando o problema. No escreva detalhes sobre o que aconteceu e envie. Depois é só aguardar eles analisarem, você receberá uma resposta.

Como evitar malware no futuro?

É muito importante ter cuidado com o que faz download na internet, não acredite em anúncios que falam que você ganhou na loteria ou que ganhou prêmio, pois a maioria das vezes são usados para enviar malware ao usuário.

Ao entrar em algumas páginas mal intencionadas pode aparecer aviso que um vírus foi encontrado no seu computador, não acredite pois não tem como a página saber, eles dão esse aviso para instalar vírus ao invés de removê-lo. Se você não mandou escanear com seu antivirus, não tem como a página ter encontrado o arquivo no seu computador.

Também não acredite se aparecer janela pop-up para instalar atualização do navegador ou do flash ou do java no seu Chrome, esses avisos são para instalar vírus, verifique atualizações nas páginas oficiais dos programas.

Nunca faça download em página desconhecidas!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.